Artigo
Praticidade
Plataforma acelera venda de imóveis de governo
De um lado, órgãos públicos federais querendo se desfazer dos chamados imóveis inservíveis, que não tem utilidade para aquela entidade da administração pública ou para a aplicação em políticas públicas. De outro, potenciais compradores de imóveis, que terão boas chances de negócios, com segurança, via online e sem burocracia. Juntar a necessidade de vender imóveis públicos com a vontade de aproveitar boas oportunidades ficou mais fácil por meio do VendasGov.
A plataforma de venda de imóveis da União abre a oportunidade para que o órgão público exponha seus imóveis e editais, em um ambiente confiável e seguro. Também permite realizar licitações eletrônicas na forma da modalidade concorrência, abrangendo desde a apresentação de propostas até a realização do certame, tudo integrado com os sistemas de gestão dos imóveis da União.
Para todos os órgãos públicos
A plataforma pode ser comercializada e adaptada para qualquer cliente público interessado. Por enquanto, está disponível apenas para a Secretaria de Patrimônio da União (SPU). Mas já está pronta a atender qualquer órgão ou entidade que possua imóveis inservíveis e habilitados para a venda e queira contratar o serviço.
Uma das vantagens do VendasGov é não cobrar percentual de comissão de venda, pois o Serpro não opera como imobiliária. Haverá duas formas de contratação, uma para órgãos públicos subordinados à lei 8.666/93 e outra para empresas públicas regidas pela Lei 13.303/16.
A contratação da solução ocorre por meio do e-commerce ou venda consultiva do Serpro, via contrato de adesão. A solução é comercializada pela cobrança de serviços de TI, conforme tabela abaixo, em valor fixo inferior a R$5 mil por imóvel anunciado na plataforma, independente do valor do imóvel.
Principais benefícios
- Pessoa Física ou Jurídica compradora
- oportunidade de adquirir imóveis públicos, muitas vezes em regiões privilegiadas, com boas ofertas de preço
- segurança jurídica;
- acesso a editais, que apresentam as regras de venda.
- Órgãos públicos que desejam vender seus imóveis inservíveis
- desburocratização
- custo reduzido e previsível.
Quer vender imóveis do órgão que representa?
Acesse a Loja Serpro e receba toda a orientação para que o órgão de governo que você representa possa acelerar ao máximo a venda de imóveis inservíveis.