Notícia
PATRIMÔNIO
Universidade de Brasília coloca à venda 17 imóveis no portal VendasGov

AUniversidade de Brasília (UnB) publicou três editais para a venda de 17 apartamentos localizados na Asa Norte, em Brasília (DF), com licitações abertas até os dias 19 (editais 1 e 2) e 22 (edital 3) de novembro. O processo de compra é realizado de forma totalmente online por meio do VendasGov, plataforma desenvolvida pelo Serpro em parceria com a Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União, do Ministério da Economia (SPU/ME). A solução digital permite que cidadãos de qualquer parte do país possam comprar imóveis públicos pela internet, seja da União, estados ou municípios.
No total, são 16 apartamentos de três quartos e um de dois quartos, sendo 11 imóveis localizados na SQN 205, cinco na SQN 206 e um apartamento de dois quartos na SQN 214. A área total dos imóveis varia de 80 m² a 143 m². Para participar da concorrência, o interessado deve depositar caução de 5% referente ao valor inicial dos imóveis, avaliados entre R$ 890 mil e R$ 1,440 milhão. O registro da oferta e o recolhimento da caução devem ser realizados antes da abertura da Sessão Pública.
Podem concorrer ao processo pessoas físicas e empresas, inclusive para mais de um apartamento. Os vencedores devem pagar à vista, sendo permitidos financiamentos, desde que estejam no prazo estabelecido no edital. Os valores das cauções depositadas serão devolvidos aos interessados que não adquirem o imóvel. Os apartamentos estão desocupados e podem ser visitados em dias úteis. Basta solicitar o agendamento por e-mail: alienacaoimoveis2021@unb.br.
No VendasGov, é possível acessar os editais e conhecer todas as condições exigidas para participar. Os formulários para cadastro da proposta de aquisição do imóvel também estão disponíveis no www.imoveis.economia.gov.br. Todos os detalhes dos imóveis, como fotos, descrições e informações para visitação podem ser consultados, além de poder visualizar a localização do imóvel no mapa, além de poder visualizar pelo Street View, funcionalidade integrada com o Google Maps.
De acordo com a UnB, os recursos oriundos da alienação dos imóveis serão utilizados, exclusivamente, para investimento nas atividades-fim de ensino, pesquisa e extensão, como o Plano de Obras, aprovado pelo Conselho de Administração (CAD) da UnB, e compra de equipamentos, por exemplo.
Facilidade do VendasGov
Com o VendasGov, qualquer pessoa física ou jurídica, de qualquer lugar do país e que possua uma conta de login no gov.br, pode visualizar imóveis e participar de licitações, conforme condições e regras de classificação e desclassificação estabelecidas no respectivo edital de venda. No caso das pessoas jurídicas, é necessária a autenticação utilizando o certificado digital de seu representante legal.
“O ambiente possibilita que diversas fases da concorrência pública ocorram de forma digital, desde a exposição do imóvel, publicidade dos editais, recebimento das propostas, até a declaração do vencedor na sessão pública da respectiva licitação”, explica o gerente de Modernização de Negócios do Serpro, Marcelo Soares.
Para Viviane Costa, secretária de Patrimônio Imobiliário da UnB, a ferramenta proporciona ganho de visibilidade na divulgação dos imóveis e facilita a operacionalização do certame, por meio da comissão especial de licitação. "Com a utilização da ferramenta VendasGov, racionalizamos o procedimento, bem como foi possível dar celeridade e transparência nas etapas da licitação", destaca.
A plataforma foi lançada em agosto deste ano, quando passou a operar plenamente para receber imóveis de novos entes públicos, de qualquer esfera e poder. Desde maio, já estava pronta para cadastrar novos órgãos e respectivos imóveis. “A UnB é a primeira instituição pública que utiliza a plataforma para alienação de bens imóveis e pode desfrutar dessa tecnologia eficiente, inovadora e sustentável que o Serpro proporciona”, enfatiza a analista Danielle Castro do Serpro do Departamento de Negócio para o Governo Federal.