Notícia
MUNICÍPIOS
Serpro apresenta propostas de transformação digital para os municípios

Nesta quinta-feira, 17, prefeitos, secretários e gestores públicos de todo o país se reuniram no evento “Prefeitura Conectada”, promovido pelo Sebrae Tocantins. Um dos painéis de maior destaque foi sobre o tema “Modernização da Gestão Institucional” e contou com a presença do presidente do Serpro, Gileno Barreto. A ideia foi aproximar municípios e pequenos empresários do processo de transformação digital que já está ocorrendo no Governo Federal.
“Prefeituras conectadas melhoram o ambiente de negócios de suas regiões. Assim, nada mais produtivo do que essa aproximação do Serpro, que já tem a missão de conectar governo e sociedade, com o Sebrae, que possui uma imensa capilaridade junto aos empreendedores nos mais diversos pontos dos Brasil”, avaliou Gileno.
O presidente do Serpro enfatizou a importância da empresa no país e falou sobre a sua atuação como responsável não apenas pelo imposto de renda dos cidadãos brasileiros, mas também pelos processos de importação e exportação, boletins de ocorrência, registros veiculares, transferências bancárias do Governo Federal, além da guarda de todas as notas fiscais eletrônicas do país.
Para as empresas
Entre os sistemas desenvolvidos especialmente para os empreendedores, coube destaque para a RedeSim, que facilita o registro e a legalização de empresas; o Obra Legal, que agiliza a emissão de alvarás para construções de médio e baixo risco; e o AntecipaGov, que apoia a obtenção de créditos para fornecedores do Governo Federal.
Para as prefeituras
O presidente do Serpro informou que os municípios podem oferecer os serviços do Governo Federal diretamente dos seus portais institucionais e começar o processo de digitalização a parte dos sérvios de maior impacto na vida do cidadão. “A transformação digital dos municípios pode começar com iniciativas simples e relativamente baratas” explicou.
De acordo com Gileno, o primeiro passo é a integração dos dados. A partir daí, é possível, em apenas cinco meses, oferecer serviços como matrículas escolares, agendamento de atendimentos de saúde e gestão de bilhete único de transporte. Ao final do processo há a opção de serviços como georreferenciamento para o uso de espaço públicos. “É a desburocratização que, ao retirar o cidadão das filas das repartições públicas, gera riquezas, empregos e benefícios para todos”, finalizou.