Notícia
Integridade
Serpro integra Programa Nacional de Prevenção à Corrupção

O Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), lançado em maio deste ano, que é um projeto evolutivo e colaborativo do setor público para reduzir os níveis de fraude e corrupção no país a patamares similares aos de países desenvolvidos. Em reconhecimento à decisão de participar do programa, a empresa recebeu o selo do PNPC, que é coordenado e executado pela Rede de Controle nos Estados patrocinada pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Nesta quarta-feira, dia 8 de dezembro, o PNPC apresenta os resultados de diagnóstico nacionais de 2021 em evento online transmitido pelo canal do TCU.
Durante o evento, será disponibilizado um guia personalizado desenvolvido para atender às necessidades de cada uma das mais de 9 mil instituições que já aderiram ao programa de um total de mais de 16 mil organizações públicas cadastradas. O guia foi elaborado a partir do diagnóstico realizado com todas as instituições inscritas no programa. Nessa nova etapa, os gestores públicos devem se mobilizar para o aperfeiçoamento de boas práticas de prevenção e combate à corrupção.O Serpro aderiu ao selo após passar por uma avaliação sobre os aspectos de transparência e participação social, gestão da ética e integridade, prestação de contas por meio do Portal da Transparência, controles e auditoria interna. O Programa avalia os pontos fortes e os mais vulneráveis de cada uma das unidades administrativas da empresa. O questionário avaliativo, com 33 questões, teve o objetivo de mapear a gestão pública e identificar pontos em que é possível fortalecer os métodos de controle, transparência e participação social, prevenindo assim a corrupção.
O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção é supervisionado, no Serpro, pela Superintendência de Controle, Riscos e Conformidade (Supcr). "Trata-se de um programa essencial para o relacionamento transparente da empresa com a sociedade, além de mensurar a integridade, nível de transparência e atos concretos de combate à corrupção. Ética e integridade são valores fundamentais para as pessoas e organizações as quais pertencem. Somos, assim, no Serpro e isso se espelha em nosso processo de gestão, alicerçado continuamente com o fortalecimento da cultura de governança, riscos, conformidade e integridade. Nesse sentido, trabalhamos para que o aprimoramento de nossos processos e ferramentas continuem promovendo um ambiente íntegro", ressalta a superintendente de Controles, Riscos e Conformidade do Serpro, Ana Flávia Resende.
Sobre o Programa
O PNPC é uma iniciativa adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) e conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
O Programa é voltado a todos os gestores das organizações públicas das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação. Por meio da plataforma e-Prevenção de autosserviço online contínua, o gestor tem a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico que apresenta sugestões e propostas adequadas às necessidades da entidade.
O PNPC oferece ainda orientações, treinamentos e modelos, além de dispor de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção.