Notícia
EDUCAÇÃO DIGITAL
Plataforma LGPD Educacional é apresentada no Enastic Justiça Estadual

Com o objetivo de promover debates e discutir os desafios da transformação digital no Judiciário, ocorreu nesta semana, de 28 a 30 de abril, o Enastic Justiça Estadual, evento que congrega todos os Tribunais de Justiça estaduais do país. Em sua segunda edição online, o evento contou a participação do Serpro, empresa de tecnologia da informação do Governo Federal, que compartilhou sua experiência no desenvolvimento de soluções digitais e em segurança de dados.
Como propulsor da transformação digital no governo, o Serpro é um grande provedor de soluções necessárias para que o Judiciário também possa avançar nesse processo e, com isso, prestar um melhor serviço à sociedade. Com o tema Framework Serpro LGPD Educacional, o Serpro apresentou a palestra “Como as tecnologias educacionais podem apoiar a adequação das organizações à LGPD”, promovida pelo gestor do produto LGPD Educacional no Serpro, Gustavo Lopes.
No início de sua palestra, Gustavo apresentou dados estatísticos de acesso à internet, evidenciando que a tecnologia trouxe mudanças de paradigmas, trocando o analógico pelo laptop, celular e outros dispositivos. “A internet é responsável por conectar 3,9 bilhões de pessoas por minuto ao redor do mundo, além de ter 1 milhão de acessos no Facebook e 41,6 milhões de mensagens enviadas no Messenger e WhatsApp, por minuto. São números que, todo ano, crescem cada vez mais”, afirmou Gustavo.
Para Gustavo, as empresas também estão passando por mudanças na atuação e, no Judiciário não é diferente. “O Judiciário e toda a cadeia de defesa de direitos já estão atuando nos processos digitais, por meio do uso de tecnologias, como a realização de audiências por videoconferência, por exemplo”, pontou.
Expertise em proteção de dados
Atuando há mais de dois anos na implantação da LGPD, o Serpro conta com uma estrutura organizacional dedicada liderada pela Superintendência de Proteção e Privacidade de Dados. Desenvolveu o Framework LGPD Educacional, em parceria com a empresa portuguesa Datashield, que atua há seis anos no cenário europeu. Os conteúdos do Framework foram criados para, além da capacitação em privacidade e proteção de dados, incluindo o segmento do Judiciário, facilitar a migração das instituições para o contexto do uso de novas tecnologias. “Educação é o grande vetor da transformação digital e não há como evoluir sem que haja capacitação”, afirmou Gustavo.
O Serpro oferece cursos na modalidade EAD com aulas ao vivo, que contam com a participação de instrutores, sobre casos práticos de aplicação da LGPD. Também são disponibilizadas aulas gravadas com conteúdo customizado, oferecendo mais flexibilidade na capacitação. Além disso, a plataforma possui um catálogo dividido em sete áreas, sendo marketing, recursos humanos, financeiro, educação, saúde, auditoria e segurança e controle. “Essa segmentação de áreas facilita a melhor adequação à LGPD, pois, por meio de documentos e fatos específicos, é possível mostrar como fazer a implantação de forma mais adequada”, explicou o gestor.
Acesso à plataforma LGPD
A plataforma LGPD Educacional está disponível para contratação no site do Serpro. Os cursos estão divididos nos níveis básico, profissional e especialização e, após a conclusão, há aplicação de provas para o recebimento de certificado. “Além do site para a contratação da plataforma, contamos com equipes consultivas para prestar o apoio comercial que o Judiciário e outros segmentos precisam para ter a capacitação e certificação em LGPD”, ressaltou Gustavo.