Notícia
Serviço em Nuvem
Serpro e Oracle firmam parceria em Multicloud

Após Amazon Web Service (AWS), Huawei Brasil e Microsoft, o Serpro Multicloud ganha mais uma grande parceria para o fornecimento de serviços em nuvem ao setor público. A Oracle Cloud Infrastructure (OCI) é a quarta big tech a se unir ao Serpro para ampliar as opções de tecnologia em nuvem dentre as empresas que operam no Brasil. O contrato no modelo de parceria de negócio com a Oracle foi publicado no Diário Oficial da União do dia 1º e tem vigência de cinco anos.
Os serviços em nuvem disponibilizados com a parceria são de alta performance, seguros, baseados em tecnologia autônoma com os sistemas Data Base, Linux, Data Guard e arquitetura convergente Exadata: a base do Oracle Autonomous Database, que usa o aprendizado de máquina para fornecer um serviço de banco de dados autônomo, auto seguro e auto reparador, tornando as organizações e os desenvolvedores mais produtivos. Além disso, a Oracle é a única provedora de nuvem com MySQL - versão enterprise gerenciada, tecnologia de banco de dados de baixo custo, e, ainda, única que está localizada em duas regiões no Brasil, o que possibilita estratégias de Disaster Recovery implementadas na mesma nuvem e 100% em território nacional.
As parcerias com os grandes players de mercado proporcionam a redução de custos na compra em escala e agiliza a aquisição de tecnologia necessária para que órgãos públicos continuem aprimorando suas ofertas digitais e os serviços prestados ao cidadão.
De acordo com o diretor e Operações do Serpro, Antonino dos Santos Guerra, a solução Multicloud traz diversas vantagens em relação a escalabilidade, agilidade na instalação de recursos computacionais, disponibilidade dos times de TI das instituições para suas novas demandas, tudo isso contando com a expertise de segurança do Serpro. "É uma tecnologia de alta performance que permite flexibilizar as infraestruturas de TI, dispensando, em muitos casos, a construção de centros de dados próprios, reduzindo custos e despesas com tecnologia", avalia.
Acelerando a transformação digital
“A missão que o Serpro vem desempenhando é crucial na aceleração da transformação digital do Brasil. Parcerias como esta, além do acesso à tecnologia em nuvem, permitem agilidade na disponibilização de novos serviços aos cidadãos, o que, especialmente no momento em que vivemos, impacta positivamente o consumo e a percepção sobre os serviços públicos”, destaca o diretor de vendas da Oracle, Bento Bueno. “A Oracle Cloud Infrastructure é concebida para instituições que buscam maior desempenho, custos mais baixos e migração mais fácil para seus aplicativos existentes”, salienta.
Parcerias
Em junho de 2020, a AWS foi a primeira contratante do Serpro, dando início às parcerias para o projeto multinuvem. As iniciativas atendem à Estratégia de Governo Digital e são possíveis graças a um novo modelo contratual estabelecido pela Lei das Estatais. O objetivo é agilizar a adoção e o desenvolvimento de novas tecnologias, impulsionando o processo de transformação digital no país.
De acordo com a Lei das Estatais, foi realizado um chamamento público e as empresas que operam no Brasil e que atenderam aos requisitos tiveram igualdade de oportunidades para participar da parceria. Em breve, será assinado contrato também com a IBM.