Notícia
IDENTIDADE DIGITAL
Serpro abre evento sobre identidade digital no Brasil

Quais os desafios para o gerenciamento de identidades digitais e as diferentes técnicas para identificação e autenticação do cidadão? Essas foram as principais questões debatidas no painel de abertura do seminário Mobi-ID Digital, realizado no último dia 18, que contou com a participação do presidente do Serpro, Gileno Barreto. O evento online realizado pela Mobile Time reuniu executivos da área de tecnologia, negócios e marketing de diversas empresas do país.
O seminário foi aberto com o painel "Oportunidades e desafios em identificação e autenticação digital no Brasil". Na ocasião, Gileno falou sobre a plataforma gov.br, desenvolvida pela empresa para o Ministério da Economia, que possui mais de 115 milhões de usuários cadastrados. Esta semana, a plataforma foi reconhecida como o melhor serviço de governo do Brasil pelo júri popular do Prêmio iBest 2021.
Tudo em um só lugar
“Com dois anos de funcionamento e mais de 4,5 mil serviços digitais de mais de 200 órgãos públicos ao cidadão, o objetivo do gov.br é unificar e democratizar os canais digitais governamentais, centralizando em um só lugar as informações de todos os órgãos públicos, e digitalizar o acesso do cidadão aos serviços necessários no dia a dia. O Serpro é o operador técnico por trás da plataforma gov.br, que registrou uma adesão exponencial dos cidadãos nesse espaço de tempo, com mais de 115 milhões de brasileiros cadastrados", destacou o presidente.
O evento abordou temas como biometria digital, reconhecimento facial, autenticação comportamental, autenticação em dois fatores, documentação digital, certificação digital e cases inovadores implementados no Brasil. Gileno ressaltou que, com a pandemia, essa iniciativa do governo federal mostrou sua importância e viabilizou a prestação de uma série de serviços, que anteriormente eram feitos majoritariamente de modo presencial. Também enfatizou que o gov.br já é o portal único de relacionamento entre governo e cidadão.
O presidente do Serpro também comentou que transformação digital é a chave de um país mais eficiente e sustentável e que o gov.br está no centro desse movimento. "O gov.br é um dos maiores programas de e-government do mundo. Encaramos o desafio de promover a transformação digital e não apenas digitalizar os serviços públicos para o cidadão, mas, também, de transformar a experiência dos brasileiros, melhorando a vida deles por meio da tecnologia. Ao precisar do documento do carro ou agendar algum atendimento no INSS, entre outros serviços de governo, a pessoa vai descobrindo que basta uma única senha para ter acesso a milhares de serviços, de forma prática, ágil e segura, a qualquer hora e em qualquer lugar", enfatizou.
Segurança
Gileno também explicou que a plataforma fornece um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado. “Oferece um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos digitais, ou seja, com um único usuário e senha você poderá utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados ao portal gov.br. Em março deste ano, foi implementada no ambiente a entrada de três tipos de identificação digital: ouro, prata e bronze, de acordo com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado. A diferenciação segue as regras previstas pelo Decreto nº10.543/ 2020. Para quem tem uma preocupação ainda maior com segurança, desde maio deste ano, o gov.br oferece a opção de habilitar a dupla autenticação, que é uma camada extra de segurança”, mencionou.
A previsão é que, até o final de 2022, 100% dos serviços públicos sejam digitalizados e disponibilizados no gov.br. "É o governo se aproximando cada vez mais do cidadão brasileiro. A união das equipes do Serpro e da Secretaria de Governo Digital tem uma meta: facilitar a vida das pessoas, tornando mais simples e seguro o acesso aos serviços do governo," finalizou Gileno.