Artigo
Segurança
Como proteger seu site das ameaças cibernéticas?
À medida que a tecnologia preenche cada vez mais o cotidiano de pessoas, empresas e governos, cresce também o número das chamadas ameaças cibernéticas em todo o mundo, tirando do ar sites e portais, expondo dados sigilosos e pessoais e provocando prejuízos a todos os envolvidos.
Pensando em ajudar organizações públicas e privadas de todos os tamanhos, o Serpro – em parceria com a Cloudflare, empresa reconhecida mundialmente por serviços de segurança em nuvem –desenhou uma plataforma de segurança com os mais modernos recursos contra ataques cibernéticos: o GovShield.
Entre suas funcionalidades, estão uma completa análise do tráfego de dados das requisições web através de Firewall, IPS, IDS, AntiDDoS, WAF e a interrupção de qualquer ação maliciosa antes que ela atinja o ambiente do cliente. E tudo isso com o mínimo esforço de gerenciamento, sem sobrecarga na infraestrutura da organização.
Pensada para governo
"Um dos grandes atrativos dessa solução é a mudança de foco do ente público, que deixa de contratar e administrar máquinas para contratar um único serviço. Estamos falando de uma plataforma robusta de segurança em nuvem, de rápida implementação e fácil gerenciamento, que dispensa a necessidade de equipes de TI ou segurança dedicadas. Além disso, é a única no mercado que oferece um Centro de Operações em Segurança Cibernética e correlaciona eventos entre entes de governo, a fim de evitar incidentes já registrados", explica Marcelo Lobo Rocha, supervisor de Serviços de Segurança da Informação do Serpro e gestor do produto.
Funcionalidades
De acordo com Marcelo, o GovShield oferece uma gama de funcionalidades que garantem segurança e, ao mesmo tempo, melhoram o desempenho dos serviços digitais do cliente, seja ele público ou privado.
Por um lado, a ferramenta atua em frentes como o bloqueio de bots maliciosos e a mitigação de ataques de negação de serviço (DDoS), que visam tirar do ar sites e portais. Por outro, garante a disponibilidade e aumenta a velocidade de aplicativos, otimizando toda a experiência na web. Conta ainda com:
- Recursos de CDN (Rede de Distribuição de Conteúdo), provendo a possibilidade de armazenagem de réplicas de conteúdos para acesso geográfico disperso, com o objetivo de redução do tempo de acesso ao conteúdo;
- Proteção contra ataques, como pichação de sites e demais tipos de ciberataques conhecidos e customizáveis;
- Proteção para tráfego criptografado por meio da tecnologia SSL;
- Bloqueio de ataques com base em sua localização geográfica;
- Mecanismo para manutenção da disponibilidade do site/aplicação, em caso de indisponibilidade do principal, possibilitando o redirecionamento de solicitações para um site secundário;
- Provê mecanismos para cálculo e otimização de rotas de acessos ao site na internet;
- Base de reputação por IPs por geolocalização, por indústria, dinâmica ou IPs reconhecidos como nocivos.
Benefícios
O GovShield é uma solução de rápida implantação e fácil gerenciamento. Com apenas uma alteração de DNS, o cliente ativa a proteção de seu ambiente, site ou aplicativo. Garante também a disponibilização dos seus serviços online de forma ágil, segura e adaptável para qualquer aumento sazonal de tráfego.
O cliente pode contar com a continuidade na prestação do serviço, sem risco de trocar várias vezes de fornecedor. E tudo isso através de contratação facilitada, com dispensa de licitação, no caso de órgãos de governo.
Quer saber mais?
Acesse a página do GovShield na Loja do Serpro e descubra tudo que a solução tem a oferecer para a segurança e a continuidade dos serviços digitais da sua organização.