Notícia
Reconhecimento
Serpro recebe Prêmio Melhores Práticas em Equilíbrio Trabalho-Família
Presidente do Serpro, Gileno Barreto (ao centro), recebe a premiação da ministra do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves (à esquerda)
O Serpro possui uma política forte de gestão de pessoas com foco em valores e ações de cuidado integral. No contexto da pandemia de Covid-19, diversas iniciativas da empresa tiveram como objetivo a promoção do equilíbrio entre trabalho e família, que foram reconhecidas com o Prêmio Melhores Práticas em Equilíbrio Trabalho-Família, concedido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O Serpro conquistou o segundo lugar na categoria “Empresa estatal do Poder Executivo Federal, Estadual, Distrital ou Municipal”.
Em sua primeira edição, o prêmio busca reconhecer as melhores práticas de instituições brasileiras, públicas e privadas, na implementação de condições para que as pessoas pudessem continuar trabalhando durante a pandemia, com produtividade, sem que a saúde e o bem-estar fossem colocados em situação de risco.
“O fato de o Serpro ser uma empresa de tecnologia e inteligência digital permitiu a rápida adoção do trabalho remoto domiciliar sem a interrupção das atividades, e a implementação de uma comunicação interna inovadora. Nosso corpo funcional passou a trabalhar de casa, seguro e com toda a assistência possível, de modo que pudéssemos continuar entregando para o Estado e a sociedade produtos e serviços viabilizadores da transformação digital do Brasil. Serviços esses que, por sua natureza, se mostraram indispensáveis para o Brasil durante a pandemia”, ressalta o presidente do Serpro, Gileno Barreto, que recebeu a premiação durante cerimônia realizada nesta segunda-feira, 5 de julho, no MMFDH.
Segurança familiar na pandemia
De acordo com os critérios do Prêmio, as práticas adotadas pelo Serpro foram reconhecidas por seu valor social, eficácia, inovação, voluntariedade e replicabilidade. As ações realizadas geraram aumento do bem-estar e da qualidade de vida dos empregados e de suas famílias e maior capacidade de produzir os resultados pretendidos, além de possibilitarem estabelecimento de estratégias não habituais para suprir necessidades específicas e engajamento acima do cumprimento de um mínimo legal e potencial de implementação por outras organizações. Conheça as cinco práticas adotadas pelo Serpro:
- implementação do Home Office logo no início da pandemia, em apenas uma semana, antes de outras instituições e sem que houvesse ainda uma legislação que orientasse a prática;
- adoção e o aprimoramento de diversos canais de comunicação, incluindo mensagens via app no celular e realização de lives para informar sobre questões laborais e de prevenção ao Coronavírus;
- reforço do relacionamento digital com seu corpo funcional, por meio de uma central de serviço personalizada, intitulada “Fale com a GP”;
- disponibilização, em mais de uma plataforma, de atendimento médico ágil e virtual para empregados e familiares; e
- investimento em um protocolo para o retorno seguro ao ambiente presencial.
“Todas essas cinco práticas contribuíram e seguem contribuindo para o equilíbrio entre trabalho e família no contexto da pandemia de Covid-19. Continuaremos nos aprimorando e colaborando com as instituições de governo que, como o Serpro, também estão comprometidas com o bem-estar das pessoas, que, como sabemos, são essenciais para uma prestação de serviço cada vez melhor ao cidadão brasileiro”, frisou o diretor de Desenvolvimento Humano do Serpro, Wilson Coury, em vídeo reproduzido na cerimônia.
A premiação
O Prêmio Melhores Práticas em Equilíbrio Trabalho-Família é uma realização do MMFDH por meio da Secretaria Nacional da Família. Esta primeira edição contemplou iniciativas em três categorias, que abrangeram instituições privadas de médio e grande porte, bem como instituições governamentais, categoria na qual o primeiro lugar ficou com a Itaipu Binacional. Para saber mais sobre o prêmio e as demais instituições e ações agraciadas, clique aqui.