Notícia
Transformação digital
Mapa de Empresas registra números da desburocratização do ambiente de negócios no país
O boletim anual do Mapa de Empresas, divulgado pelo Ministério da Economia, registra que o Brasil obteve, em 2020, o melhor desempenho da década em abertura de empresas. O país ultrapassou o número de 20 milhões de negócios em atividade. A marca foi impulsionada pelo desempenho na abertura de novos negócios no ano passado. O tempo médio para um novo registro que, em janeiro de 2019, era de 5 dias e 9 horas, agora é de 2 dias e 13 horas. Uma redução de 52,7% nos últimos 12 meses. E outra boa notícia: 45% das empresas são abertas em menos de um dia.
Os dados gerados pelo Mapa de Empresas também apontam para um saldo positivo de cerca de 2,3 milhões de empresas abertas no Brasil. Os Microempreendedores Individuais foram fundamentais nessa balança, com o aumento do registro de MEIs em 8,4% em 2020, quando comparado a 2019. É um indicativo relevante para o panorama da formalização no Brasil, já que esses empreendimentos representam 56% dos negócios formais.
Mapa de Empresa
O governo federal, por meio do Ministério da Economia e em parceria com o Serpro, lançou o Mapa de Empresas em maio do ano passado. Trata-se de uma ferramenta gratuita de apoio à atividade produtiva para uso dos empreendedores, gestores públicos e pesquisadores em todo o país. O objetivo da iniciativa é incentivar a evolução do ambiente de negócios e a transparência das informações públicas sobre os empreendimentos no Brasil.
Painéis inteligentes
O Serpro criou os painéis do Mapa com tecnologia de Data Discovery. A inciativa também é resultado da integração digital empreendida pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que reúne ainda entidades representativas das 27 juntas comerciais. Ao permitir o cruzamento das informações, o Mapa fornece subsídios inclusive para a formulação de políticas de incentivo locais.
Leia notícia do Ministério da Economia e acesse o boletim do 3º quadrimestre de 2020.
