Notícia
IRPF
Mais de 27 milhões de brasileiros já declararam o Imposto de Renda

Mais de 27 milhões de contribuintes já fizeram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), o que representa cerca de 85% da quantidade esperada pela Receita Federal. O prazo termina na próxima segunda-feira, 31, e a estimativa é de receber um total de 32 milhões de declarações. De acordo com o Serpro, empresa pública de TI responsável pela tecnologia do IRPF, a expectativa é de que, nesta reta final, ocorra um pico no número de envios de mais de 1000%.
Mil por cento
"Historicamente, nos últimos dois dias de prazo, temos um aumento médio de mais de mil por cento no fluxo de declarações recepcionadas pelos nossos sistemas. Um crescimento impressionante", revela Renata Sousa, uma das gerentes do Serpro responsáveis pelo monitoramento da recepção das declarações do IRPF.
Todos os anos, o Serpro monta uma Sala de Comando do Imposto de Renda para gerenciar e monitorar o serviço de entrega das declarações. “Profissionais de diversas áreas do Serpro são mobilizados para monitorar todos os ambientes produtivos e sistemas envolvidos - assim, estamos sempre preparados para um crescimento considerável da demanda, não havendo perigo de sobrecarga dos nossos ambientes tecnológicos", tranquiliza a gerente.
Do total de 27 milhões e 829 mil declarações enviadas até o momento, a grande maioria, cerca de 26,4 milhões, foi pelo programa gerador. Já um milhão e 387 mil declarantes usaram a funcionalidade "Meu Imposto de Renda", disponível por aplicativo na Google Play e App Store e também no ambiente do centro virtual de atendimento ao contribuinte, ou e-Cac.
Esclarecimento de dúvidas
Uma novidade recente no app Meu Imposto de Renda é um chatbot que ajuda a tirar dúvidas dos contribuintes. Lançado na semana passada, o assistente traz informações sobre a declaração do IRPF 2021, esclarecendo dúvidas a respeito de como preencher e consultar a restituição, prazo de entrega, multa por atraso, esclarecimentos sobre situações individuais, declarações em conjunto, carnê leão e isenção para portadores de moléstias graves.