Notícia
IRPF 2021
Tecnologia do Serpro garante entrega do imposto de renda sem incidentes

Até as 21h do último dia do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), mais de 33,6 milhões de contribuintes realizaram o envio do documento para a Receita Federal. Toda tecnologia utilizada no processo, que ocorreu sem incidentes, foi garantida pelo Serpro, empresa de TI do Governo Federal. Uma das novidades tecnológicas deste ano foi a democratização da declaração pré-preenchida, que, até então, só estava disponível para usuários com certificação digital e passou a ser utilizada também por usuários do gov.br. Outra inovação foi o chatbot para tirar dúvidas dos contribuintes, que, em apenas dez dias de funcionamento, recebeu mais de 300 mil perguntas.
Durante os mais de três meses do período de envio da declaração, 114 servidores de rede do Serpro operaram continuamente, verificando as informações de cada uma das declarações com tempo médio de 0,3 segundos. “É um desempenho considerado um dos melhores do mundo, segundo avaliação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)'', anunciou o secretário especial da Receita Federal, José Barroso Neto. “Os sistemas de Imposto de Renda têm sido sempre marcados pela inovação, aprimorando serviços e, ao mesmo tempo, garantindo a segurança do contribuinte", acrescentou.
Apenas CPF e senha
Em 2021, a declaração pré-preenchida, um rascunho que já traz os dados do contribuinte, foi disponibilizada para algumas categorias de usuários do portal gov.br, o que dispensou o uso de certificado digital. “Foi uma experiência piloto que promoveu a democratização do acesso ao cidadão. Das 121 mil declarações pré-preenchidas, 50% foram realizadas sem certificação digital, apenas com CPF e senha”, informou o presidente do Serpro, Gileno Barreto. A expectativa é de que, nos próximos anos, a tecnologia esteja disponível para um número ainda maior de usuários.
Tira-dúvidas
Lançado nos últimos dez dias do encerramento do prazo de envio da declaração, o chatbot para responder perguntas fez bastante sucesso entre os contribuintes, contabilizando mais de 300 mil atendimentos. O robô tira-dúvidas usa inteligência artificial, se aprimorando a cada interação com o usuário. A tecnologia está presente em dois aplicativos: o Meu Imposto de Renda e o CPF digital, ambos disponíveis gratuitamente na Google Play e App Store.
Números alcançados
Na última semana, do dia 25 a 30 de maio, mais de 6,5 milhões de declarações foram enviadas e, no último dia, foram mais de 3 milhões. O horário em que ocorreu maior número de envios foi no último dia (31), das 15h às 16h, com 259 mil declarações recebidas.
A entrega por aplicativo, pelo Meu Imposto de Renda, vem crescendo a cada ano e, em 2021, alcançou mais de 1,3 milhão, 15% a mais que no ano passado (1,1 milhão). A maioria das declarações foram entregues pelo Programa Gerador, totalizando 30,6 milhões. Pelo e-Cac, Centro Virtual de Atendimento, a quantidade foi de mais de 300 mil envios, mais que o triplo do ano passado (91,5 mil).