Notícia
SERVIÇOS DE GOVERNO
Gov.br ganha primeiro lugar no iBest 2021
A plataforma Gov.br, solução desenvolvida pelo Serpro para o Ministério da Economia com mais de 115 milhões de usuários cadastrados, foi avaliada como o melhor serviço de governo do Brasil pelo júri popular do Prêmio iBest 2021. Os finalistas, além da plataforma de serviços, foram o Pix e o Auxílio Emergencial. O prêmio foi obtido pelo Serpro pelo segundo ano consecutivo. Outras duas soluções digitais da empresa de TI do governo federal, os aplicativos Carteira Digital de Trânsito (CDT) e Pessoa Física - Receita Federal ficaram entre os dez finalistas. O iBest é considerado a maior premiação da internet brasileira.
Maior do mundo
Maior portal de serviços do mundo, o Gov.br foi lançado em agosto de 2019 e atualmente inclui, em um só ambiente, atendimentos de mais de 200 órgãos governamentais, incluindo todos os ministérios. A solução busca unificar os canais digitais do governo e apresentar as informações de todos os órgãos públicos em só local: no total, são oferecidos 4.811 serviços à sociedade. Além de trazer mais agilidade na atuação no atendimento ao cidadão, a plataforma permitiu a eliminação de filas em repartições públicas de todo o país. A tecnologia é desenvolvida pelo Serpro para Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.
“O Gov.br venceu no voto da população e esta é a melhor das vitórias para nós. É a prova de que estamos no caminho certo, ao oferecer milhares de serviços gratuitos e mais fáceis de acessar", afirmou o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Paes de Andrade. "O desempenho da plataforma contribuiu para que o Brasil também fosse eleito este ano, pelo Banco Mundial, como o sétimo país do mundo com a maior maturidade em governo digital", informou o presidente do Serpro, Gileno Barreto. O país foi considerado o melhor das Américas, ficando a frente dos Estados Unidos e Canadá.
A votação popular ocorreu de forma on-line e ficou aberta ao público do dia 15 de setembro a 24 de outubro. O IBest também divulgou os resultados da avaliação do júri da academia. O vencedor foi o Pix, aplicativo de pagamentos digitais desenvolvido pelo Banco Central. O segundo lugar ficou com o Poupa Tempo, um programa de acesso a serviços públicos. Já a terceira colocação foi obtida pela Carteira Digital de Trânsito, aplicativo que reúne versões eletrônicas da carteira de motorista e do documento veicular. A CDT já havia garantido a primeira colocação ao Serpro no ano passado.
Premiação
Até chegar ao resultado final, ocorrem cinco fases: seleção iBest, iBest 20+, iBest TOP10, iBest TOP3 e, finalmente, o anúncio dos vencedores. Nesta edição de 2021, mais de três milhões de votos foram computados na fase "seleção", que indicou os participantes para o Top 10.