Notícia
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Gov.br coloca o Brasil entre as 10 nações líderes em Governo Digital
O Brasil acaba de ser reconhecido pelo Banco Mundial como o 7º país com a mais alta maturidade em Governo Digital no mundo. O resultado foi medido no GovTech Maturity Index 2020, um ranking que avalia o estado atual da transformação digital do serviço público em 198 economias pelo mundo. E um dos fatores que mais pesou para essa classificação foi a concentração de serviços ofertados pelo governo em uma única plataforma eletrônica: o gov.br, que entrega serviços digitais para cerda de 115 milhões de brasileiros.
O gov.br permite o acesso único a milhares de serviços digitais e facilita a obtenção de informações e o relacionamento do cidadão com o governo. Em janeiro de 2019, a plataforma possuía 1,8 milhão de usuários. Recentemente, atingiu 115 milhões, ou seja, mais da metade dos brasileiros já utilizam a plataforma em seu relacionamento com o Governo Federal. “Esse resultado deve-se ao nosso foco no gov.br, ao empenho de todos no combate à burocracia, à modernização da Administração Pública e à transformação digital do Estado”, ressalta o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade. “Ao adotar essa estratégia, o país inteiro deu enorme salto, enfrentando, inclusive, a pandemia de Covid-19 por meio de serviços públicos digitais”, completa.
Para o presidente do Serpro, Gileno Barreto, saber que o gov.br foi fundamental para a conquista da posição é motivo de satisfação para o Serpro. “Nossa empresa tem sido fundamental para que o Governo Federal impulsione a transformação digital que o país precisa para desburocratizar e facilitar a vida dos brasileiros e fomentar a economia. O gov.br está no centro desse movimento de transformação digital e é a ferramenta para um país mais eficiente e sustentável. A plataforma é um dos maiores programas de e-government do mundo e uma grande inovação do setor público”, avalia Gileno. “É o governo mais próximo do cidadão, tornando mais simples, ágil e seguro o acesso aos serviços públicos”, complementa.
GovTech no Mundo
O Índice de Maturidade GovTech do Banco Mundial avaliou 198 economias globais sob quatro aspectos: suporte aos principais sistemas de governo; aprimoramento da prestação de serviços; integração do engajamento do cidadão; e incentivo às habilidades digitais das pessoas no setor público, ao regime legal e regulatório apropriado, à capacitação e à inovação. O Brasil demonstrou avanços nessas quatro áreas - apenas 43 nações obtiveram desempenho considerado ‘muito alto’ pelo Banco Mundial. O país superou a média dos chamados ‘líderes em GovTech’ em todos os itens avaliados.
O Brasil entregou à população soluções digitais de impacto massivo, como a Carteira Digital de Trânsito, por exemplo, concretizando a inovação no serviço público, a visão da Estratégia de Governo Digital e o papel do gov.br como plataforma centrada no cidadão. Essas ações, entre outras, contaram para o reconhecimento, de acordo com o Banco Mundial.