Notícia
Empoderamento
Garotas conectadas para criar futuros mais brilhantes

Garotas ao redor do mundo tendem a superar garotos em habilidades de leitura e escrita, mas, segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT), elas continuam sendo subestimadas e pouco representadas quando se trata de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Para ajudar a mudar este cenário, a UIT, vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU), promove anualmente o Girls in ICT Day em diferentes países e com diversos parceiros. O Serpro e a Anatel, por exemplo, realizam no próximo dia 22 a edição brasileira do evento, com a oferta de bate-papo e cursos gratuitos relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação e ao empoderamento feminino.
“Acreditamos que, com ações como o Girls in ICT Day, podemos ajudar na conscientização e combate à exclusão digital de gênero, na educação em tecnologia e empoderamento e no treinamento de habilidades para, assim, incentivar que mais meninas e jovens mulheres busquem ativamente as carreiras em STEM”, frisa a gestora do projeto Menina de TI do Serpro, Valéria Silva, que se refere ainda à conhecida sigla STEM (do inglês: Science, Technology, Engineering and Mathematics).
Gratuito e online
Na edição brasileira de 2021 do Girls in ICT Day, estão ofertadas vagas em cursos online, atualizados e intuitivos, sobre linguagem de programação Scratch 3.0; gamificação; introdução à produção de vídeos; e edição de imagem com o software Gimp 2.8. As interessadas podem se inscrever até 23 de abril pelo portal Conecta, a escola virtual do Serpro. É necessário fazer o cadastro na plataforma. Os cursos, que poderão ser feitos de 26 de abril a 7 de maio, contam ainda com especialistas do Serpro como tutores e oferecem certificados de conclusão.
Já a live, sobre empreendedorismo feminino e carreiras, marca a abertura do Girls in ICT Day, que acontece às 14h do dia 22, pela plataforma digital Zoom. A live, em formato de roda de conversa, contará com a participação da empresária Luiza Helena Trajano, presidente do grupo Mulheres do Brasil e do Conselho de Administração do Magazine Luiza; de Andrea Motta, diretora do UK-Brasil Tech Hub; da estudante de Engenharia Elétrica Thamiris Bernardo de Paula, do projeto Mulheres Negras Fazendo Ciência/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); da estudante de Engenharia da Computação Thamires de Pontes, do projeto Meninas.comp/Universidade de Brasília (UnB); e de Camilla Martins, graduada em Forense Educacional e mestranda em Operação, Avaliação e Gerenciamento Avançado de Rede de Computadores na UFRJ.
Além de Serpro e Anatel na organização, o Girls in ICT Day de 2021 conta com o apoio do Mulheres do Brasil - Núcleo Brasília/DF e do projeto Meninas.comp da UnB. O Serpro atua no Girls in ICT Day desde 2018, ano em que recebeu da ONU um selo em reconhecimento ao projeto Menina de TI e à atuação da empresa como parceira desse evento internacional que, em 2021, completa dez anos de criação, pela UIT.
Inscreva-se nos cursos, até 23/04
- Editor de Imagens GIMP 2.8
- Entendendo a Gamificação
- Produção de Vídeos: uma introdução
- Scratch 3.0 Básico
Live, 22/04, às 14h
- Direto pelo link: https://itu.zoom.us/j/98486569353?pwd=TVBBV2R0RVFvYlBJSXVrQkhFUEovQT09
- Ou pelo site (caso não consiga pelo link acima): itu.zoom.us/join
ID: 984 8656 9353; e Senha: 213631