Artigo
Negócios
Fornecedores da União têm acesso a crédito facilitado
Você é empresário e quer tomar dinheiro emprestado para ampliar seus negócios. O que você faz? Procura um banco, depois outro, em seguida mais um, até encontrar a solução de crédito ideal para sua empresa. Parece demorado e trabalhoso, não é? Mas e se houvesse um lugar onde você pudesse solicitar, de uma só vez, cotações de diversas instituições e escolher a melhor delas, de forma rápida e direta?
Pensando nessa ideia, o Ministério da Economia e o Serpro lançaram, em fevereiro deste ano, o AntecipaGov, uma plataforma tecnológica que aproxima instituições de crédito e empresas fornecedoras da União.
Como funciona?
Por meio da plataforma, as instituições financeiras credenciadas passam a ter acesso a dados de contratos vigentes de fornecedores do governo federal, utilizando-os como subsídio para uma análise de risco mais detalhada. Por outro lado, os fornecedores utilizam o Portal AntecipaGov para fazer propostas de antecipação de até 70% dos recebíveis previstos em seus contratos.
“Agora você tem mais segurança para quem empresta o dinheiro e mais facilidade para quem toma esse dinheiro emprestado. Com a tecnologia, reunimos em um só lugar a oferta e a demanda, fomentando o crédito e favorecendo o ambiente de negócios brasileiro”, analisa Suelene Costa, gerente de Soluções de Gestão do Serpro.
De acordo com ela, a plataforma está integrada ao portal ComprasNet, que tem cerca de R$ 65 bilhões em valor de contratos vigentes com órgãos da Administração Pública Federal. “Se calcularmos 70% desse montante, temos o potencial de injetar R$ 45 bilhões na economia do país em operações de crédito via AntecipaGov”, indica.
Versão 2.0
A fim de impulsionar o ecossistema do AntecipaGov, o Ministério da Economia publicou, no dia 19 de abril, a Instrução Normativa N° 42 que trouxe mais agilidade e maior alcance à plataforma. A medida ampliou o escopo dos atores que podem oferecer crédito por meio do sistema. Antes, apenas instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central, como bancos e fintechs, podiam ser habilitadas. Agora podem participar todas as instituições previamente autorizadas a realizar operações de crédito garantidas por cessão fiduciária dos direitos creditórios decorrentes de contrato administrativo, como seguradoras e fundos de previdência, por exemplo.
Outro ponto importante do documento foi a eliminação da necessidade de parecer das Unidades de Administração de Serviços Gerais (UASG) sobre riscos à continuidade dos contratos. O campo para essa informação continua ativo no sistema, em caso de necessidade, só não será mais um pré-requisito para a elaboração das cotações.
Proteção de dados
O AntecipaGov foi desenvolvido atendendo aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). As informações sobre os contratos de um fornecedor somente são disponibilizadas com o consentimento do titular dos dados e após validação preliminar do controlador.
Para conhecer mais sobre o AntecipaGov e descobrir como contratar o serviço, basta acessar a Loja Serpro.