Notícia
Reconhecimento
Serviço em Nuvem do Serpro é reconhecido pela Amazon Web Services
Ao longo dos últimos anos, o Serpro, empresa de Tecnologia da Informação do Governo Federal, tem investido nas melhores tecnologias em nuvem para oferecer ao governo soluções inovadores em cloud computing. Essa dedicação garantiu à empresa o Selo Public Sector Partner, um reconhecimento da Amazon Web Services, concedido, recentemente, pela expertise da atuação do Serpro no setor público.
"O Serpro acredita no potencial da nuvem como solução para escalabilidade e flexibilidade de infraestrutura. Para isso, a empresa buscou reunir, em um único serviço, as vantagens dos principais provedores de nuvem do mercado: o Serpro Multicloud. Tudo isso contando com a visão de segurança da empresa", enfatiza o diretor de Operações do Serpro, Antonino Guerra.
Para o diretor Antonino Guerra, o reconhecimento da AWS sinaliza que o Serpro está bem posicionado no mercado e tem maturidade e experiência em nuvem para governo, com expressivas parcerias e grandes fornecedores. “Este selo da AWS atesta a capacidade do Serpro em prover e impulsionar o desenvolvimento de negócios e projetos multicloud para órgãos do setor governamental”, destaca.
Parcerias
Em junho de 2020, a AWS foi a primeira contratante do Serpro, dando início às parcerias para projetos Multicloud. Em seguida, foram firmadas parcerias com a Azure Stack e a VMware. Em maio deste ano, foi realizado contrato com a Huawei Brasil e a Microsoft. Dessa forma, os órgãos governamentais poderão escolher entre as diferentes empresas que operam em parceria com o Serpro no Brasil com datacenters em território nacional.
Plataforma Multicloud
A plataforma tecnológica do Serpro conta com múltiplas nuvens, que permite acesso por demanda e proporciona vantagens e economicidade aos órgãos. Trata-se de uma tecnologia de alta performance que permite flexibilizar as infraestruturas de TI, dispensando, em muitos casos, a construção de centros de dados próprios e reduzindo os custos e despesas com tecnologia.
Para o gerente de Projeto Estratégico Serpro Cloud Multi Nuvem, Bruno Guimarães, a empresa tem buscado ser um centro de excelência na implantação e suporte de serviços em nuvem para todo o governo. “Este objetivo vem sendo alcançado por meio de parcerias e da estruturação dos nossos professional services. Somando esses esforços à experiência do Serpro no setor público, estamos tendo a oportunidade de atingir essa meta com qualidade, técnica, preço competitivo e uma contínua busca pela conformidade com as legislações vigentes”, acredita.
Os serviços (professional services) estruturados para compor o modelo de negócio do Serpro Multicloud são: Cloud Architecture Design, Cloud Migration Management, Cloud Engineering and Automation e Cloud Service Management, que visam a estruturar a oferta de arquitetura, consultoria, gestão de projetos de migração, entrega ágil e sustentação de serviços na nuvem.
Novidades por vir
O gerente do Departamento de Gestão de Produtos de Ambientes e Conectividade do Serpro, Eduardo Cardim, explica que para atender a um mercado cada vez mais exigente, o Serpro tem aprimorado o seu trabalho e buscado ainda mais evoluções para a plataforma. “O produto hoje já conta com um serviço de excelência em suporte e com um cardápio de consultorias especializadas, que facilitam a jornada do cliente para a nuvem. Como próximos passos, a empresa vai trazer novos parceiros, como IBM e Oracle, além de uma evolução no provedor Serpro, que o tornará comparável aos dos grandes players de mercado”, revela.
De acordo com Eduardo Cardim, está em fase final de homologação, também, o broker, que proporcionará uma experiência melhor ao cliente, permitindo que ele gerencie suas infraestruturas em nuvem por meio de uma interface única, mesmo que ela esteja distribuída em múltiplos provedores. “O Serpro está ofertando Cloud para o governo de uma forma inovadora e diferenciada, pensando além do que se oferta no mercado”, afirma