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IRPF
Aplicativo Meu Imposto de Renda ganha assistente virtual

A poucos dias do fim do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), previsto para o próximo dia 31 de maio, a Receita Federal em parceria com o Serpro, empresa de tecnologia do Governo Federal, lançam a nova versão do aplicativo Meu Imposto de Renda (MIR). O aplicativo passa a contar agora com um assistente virtual para ajudar os contribuintes a esclarecerem dúvidas sobre o IRPF. A nova versão já está disponível para celulares e tablets na App Store e Google Play.
"É mais uma solução para auxiliar o contribuinte a fazer sua declaração com segurança e praticidade. Além da comodidade, o chatbot contribui para reduzir os atendimentos presenciais em função da Covid-19", destaca o coordenador-geral de Tecnologia e Segurança da Informação da Receita Federal, Juliano Neves. Ao todo, quase 22 milhões de pessoas já enviaram a declaração do imposto de renda, o que corresponde a mais de 68% do total esperado.
Inteligência artificial
Também conhecidos como "assistentes virtuais", os chatbots são utilizados por usuários de sistemas de atendimento de diversos bancos e empresas e, agora, também de governo. “Os ‘assistentes’ utilizam inteligência artificial e simulam a conversação humana para responder dúvidas, direcionar o usuário ou mesmo buscar entender melhor o questionamento, por meio de confirmações prévias, antes de oferecer um caminho”, explica a superintendente de Relacionamento com Clientes Econômico Fazendário do Serpro, Ariadne Fonseca.
O assistente do Meu Imposto de Renda traz informações sobre a declaração do IRPF 2021, esclarecendo dúvidas a respeito de como preencher e consultar a restituição, prazo de entrega, multa por atraso na entrega ou não apresentação, situações individuais, declaração em conjunto, carnê leão e isenção para portadores de moléstias graves.
Quem não tiver o aplicativo Meu Imposto de Renda instalado é só fazer o download na App Store e Google Play. Se já tiver, basta atualizá-lo nas lojas virtuais. Depois da atualização, é só clicar no ícone do assistente virtual e digitar a dúvida. O Chatbot vai tentar responder diretamente a pergunta ou, então, direcionar o usuário para o menu de assuntos sobre o tema.
Primeira versão
A tecnologia chatbot do Serpro reforça o grande sucesso de sua primeira versão, quando foi lançada no CPF Digital em maio do ano passado. O aplicativo também possui funcionalidade de atendimento virtual interativo para auxiliar o cidadão no preenchimento da declaração do IRPF e está disponível para download na Google Play e App Store.