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Primeiro chatbot para o comércio exterior é lançado
Os importadores e exportadores brasileiros ganharam uma nova solução que traz mais facilidade para o comércio exterior no país. O Serpro lança nesta segunda-feira, 20 a tecnologia de chatbot, chamada MaIA, criada para facilitar o uso do Sistema Integra Comex, que permite, aos operadores de comércio exterior, se integrarem às bases de dados relativas a importações e exportações de mercadorias e gestão de cargas.
A assistente virtual pode ser utilizada por qualquer pessoa e está disponível na página do Sistema Integra Comex, podendo ser acessada a partir de um ícone no canto direito. O chatbot foi criado para esclarecer tópicos técnicos e contratuais mais comuns, como quais os serviços estão disponíveis, como se autenticar ou quais os custos envolvidos.
“A MaIA utiliza inteligência artificial (IA) e aprende, a cada nova interação, com o usuário”, explica Felipe Leite, um dos responsáveis pela tecnologia no Serpro. No momento, a robô esclarece apenas dúvidas de usuário. “Por enquanto, a MaIA não traz informações de negócio, mas sabemos que ela tem a capacidade de aprender rápido e, brevemente, vamos agregar esse conhecimento em suas orientações”, complementa.
De acordo com o gerente do Departamento de Comércio Exterior do Serpro, Paulo Ramos, a inovação representa um marco nos sistemas de informação do Comércio Exterior. "O chatbot permite que determinadas questões sejam resolvidas diretamente pelo usuário final de maneira rápida, eficiente e com redução de custos. Estamos dando o primeiro passo em direção ao futuro", salienta.
Assistente virtual
“Os chatbots são assistentes virtuais que usam recursos de processamento de linguagem natural e interagem com os usuários por meio de mensagens, a chamada interface conversacional. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) torna possível descobrir a intenção presente na fala do usuário, além de entender ambiguidades e, ao final, encontrar a melhor resposta. A inovação melhora a experiência do usuário e traz mais eficiência no entendimento às necessidades de quem precisa de um atendimento”, explica o gerente de Divisão do Comércio Exterior do Serpro, Fernando Lustosa.
Comércio Exterior
O Integra Comex permite que os operadores de comércio exterior tenham acesso a dados atualizados diretamente do governo, com diversas informações agregadas e possibilidade de checagem automática. A solução pode ser utilizada para qualquer operação, seja de exportação, importação ou gestão de cargas.