Notícia
Reconhecimento
Carteira Digital de Trânsito é Top 3 no Júri Academia do Prêmio iBest

Com mais de 20 milhões de usuários em todo o país, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), desenvolvido pelo Serpro para a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) do Ministério da Infraestrutura, foi eleito Top 3 na categoria governo pelo Júri Academia iBest, formado por diversos especialistas e personalidades brasileiras. Considerado a maior premiação da internet, o Prêmio iBest 2021 escolheu a CDT como uma das três melhores iniciativas deste ano em governo do universo digital no país. O PIX e o Poupatempo ficaram em segundo e terceiro lugares respectivamente.
Em 2020, a CDT já havia sido premiada, liderando o ranking das melhores iniciativas digitais pelo Júri Popular, sendo eleita o melhor serviço de governo do Brasil. Neste ano, o aplicativo ficou em quarto lugar na votação popular, atrás apenas do Auxílio Emergencial, PIX e GOV.BR, este último também desenvolvido pelo Serpro para a Secretaria de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.
De acordo com o secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, a premiação da CDT representa o esforço do governo em impulsionar a transformação digital no país. “Junto com o Serpro temos feito um trabalho de simplificar o estado brasileiro, de trazer realmente a modernização para o país, especialmente para o serviço público de trânsito. Esta premiação representa muito. Mostra que estamos no caminho certo e representa todo nosso esforço em simplificar o estado brasileiro e trazer eficiência para os nossos principais clientes, que são os cidadãos brasileiros”, destacou.
O presidente do Serpro, Gileno Barreto, ressaltou a importância da parceria com o Ministério da Infraestrutura para incentivar o desenvolvimento de novos projetos e anunciou novidades na CDT. “No próximo ano, vamos disponibilizar no aplicativo a transferência de veículos por meio de tecnologia de reconhecimento facial, simplificando o processo de transferência no país. Nossa parceria para prover soluções digitais inovadoras também na agenda de trânsito nos permite entregar ao cidadão um país mais simples, mais fácil e mais digital”, salientou.
Importância reconhecida
Além de disponibilizar ao cidadão a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em formato digital, que são documentos de porte obrigatório no trânsito, o aplicativo também oferece serviços importante, como o aviso sobre o vencimento da CNH, a visualização de infrações cometidas e o pagamento de multas de trânsito com até 40% de desconto, o aviso de recall de veículos, o compartilhamento do documento do veículo para até outros cinco usuários, a indicação do real infrator e condutor do veículo, e a transferência de propriedade do veículo em alguns estados.
Emissão em alta
Lançado em 2018, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito disponibilizava somente a CNH em formato digital, evoluindo ao longo dos anos com outras funcionalidades para facilitar a vida do cidadão e impulsionar a transformação digital do país. Atualmente, mais de 20 milhões da CNH digital já foram emitidas e São Paulo é o estado com maior número de emissões, ultrapassando 6 milhões. Minas Gerais, com 2,1 milhões, e Rio de Janeiro, com 1,5 milhão, são os outros estados com maior emissão.
Em 2020, o CRLV também passou a fazer parte da documentação disponível digitalmente na CDT, já tendo também mais de 20 milhões de emissões ativas. Tanto a CNH quanto o CRLV digitais possuem a mesma validade jurídica das versões físicas e são aceitos como documentos oficiais pelos agentes de trânsito. O estado com maior número de CRLVs ativos é São Paulo (5,8 milhões), seguido de Minas Gerais (2,1 milhões) e Rio de Janeiro (1,9 milhão).
Multas com desconto
Em 2020, a CDT passou a integrar as funcionalidades do Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), criado em 2016, permitindo realizar o pagamento de multas de trânsito com até 40% de desconto. Já foram contabilizadas mais de 4 milhões infrações pagas por meio da tecnologia desenvolvida pelo Serpro. O Distrito Federal, localidade com maior número de multas pagas pelo sistema, tem mais de 1,4 milhão infrações registradas, das quais 78% tiveram o desconto de 40% no valor total da multa, gerando uma economia significativa para o cidadão.
Premiação
O prêmio iBest foca em iniciativas do mundo digital e atualmente é considerado a maior premiação do tipo no Brasil. Até chegar ao resultado final, premiando a melhor iniciativa de cada categoria, cinco fases ocorrem durante todo o processo de análise, sendo elas: seleção iBest, iBest 20+, iBest TOP 10, iBest TOP 3 e o anúncio dos vencedores.