Notícia
Trânsito
Detran MS utiliza sistema Autua e abandona talonário de papel

Com o objetivo de facilitar a fiscalização de trânsito, o Detran do Mato Grosso do Sul passou a utilizar o Autua, solução desenvolvida pelo Serpro para o Denatran, que traz mais agilidade, economia e segurança no registro de infrações. A solução é uma suíte de aplicativos criada para apoiar a atuação de agentes de trânsito, que utilizam dispositivos móveis em substituição aos antigos talonários de papel. Atualmente, 26 órgãos autuadores e mais de 9 mil agentes de todo o país já utilizam o sistema.
“O Autua é composto por um talonário eletrônico, no qual o agente faz o registro e a transmissão da infração diretamente na tela do celular. O aplicativo oferece acesso a informações das Bases Nacionais de Trânsito para auxiliar no preenchimento dos dados e alertar quanto a restrições de veículos e condutores. Também permite verificar, em tempo real, erros de preenchimento e oferece opções pré-definidas para seleção e identificação automática do logradouro pelo GPS”, informa o gerente da área de produtos de software como serviço do Serpro, Leonardo de Souza.
De acordo com o Detran MS, somente em 2020, um total de 449.532 infrações foram registradas em todo o Estado do Mato Grosso do Sul.
Mais simplicidade
O sistema disponibiliza a digitalização do Boletim de Ocorrência de Acidente de Trânsito, por exemplo, com reconhecimento de voz, preenchendo automaticamente o texto. O Boletim é um documento complexo, com vários formulários que devem ser preenchidos pelo agente, registrando cada veículo envolvido, as vítimas, os condutores e todos os depoimentos colhidos. O mesmo recurso é utilizado para a digitalização do Termo de Constatação de Embriaguez, que, no uso ou recusa do bafômetro, auxilia o registro de sinais de alcoolemia.
Com o Autua, o processo de Auto de Infração de Trânsito (AIT), que atualmente leva, em média, 15 dias para ser concluído, foi simplificado e as informações são transmitidas de forma totalmente online.
Menos erros
Com o uso do antigo bloco de papel, era necessário que o agente fizesse o registro no sistema posteriormente e isso deixava margens para que erros pudessem ocorrer durante a digitação.
Estima-se que há uma perda de cerca de 30% do quantitativo de infrações registradas em talonários de papel por motivos diversos, como rasuras, extravios ou mesmo erro de preenchimento, e, como consequência, o órgão deixa de arrecadar essas infrações que foram cometidas.
O Autua diminui essa perda, pois, com o talonário eletrônico, o agente faz o registro e a transmissão da infração diretamente na tela do celular.