Notícia
Cooperação
Brasil e Moçambique fecham parceria para transformação digital
Com o objetivo de ampliar a participação no mercado internacional e contribuir para a transformação digital de países parceiros, o Serpro firmou, nesta quarta-feira, dia 24, um Acordo de Cooperação Técnica junto ao Centro de Desenvolvimento de Sistemas de Informação de Finanças (CEDSIF), instituto público de Moçambique que provê serviços de modernização de sistemas de informação de Gestão de Finanças Públicas. O Acordo entre os dois países, além de promover a transformação digital, tem o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas inovadoras que facilitem a vida das pessoas e a prestação de serviços públicos e privados.
Durante o evento de celebração da parceria, o presidente do Serpro, Gileno Barreto, destacou a importância da transformação digital para o avanço dos dois países. “Queremos andar juntos com nossos irmãos moçambicanos e sermos o braço forte da transformação digital. Vamos unir os nossos esforços para melhorar a vida dos cidadãos brasileiros e moçambicanos por meio da transformação digital, porque a única forma de perenizar o avanço é por meio da tecnologia. Nada que se transforma em digital retrocede”, enfatizou.
O CEDSIF foi regulamentado há apenas dez anos, mas já desempenha um papel fundamental na administração pública moçambicana. O diretor-geral do CEDSIF, Hermínio Sueia, falou sobre suas expectativas com a parceria, ressaltando que as duas empresas têm muito a conquistar por meio da transformação digital. “Para nós é um privilégio podermos trabalhar com o Serpro e promover um conjunto de ações em carteira para melhor servir o Estado moçambicano, assegurando que a transformação digital nas instituições seja efetivamente uma prioridade. Esperamos poder aprender muito e, simultaneamente, dar um pouco daquilo que nós sabemos, porque, no âmbito de uma parceria, todos dão e recebem e todos saem a ganhar”, declarou.
Bons frutos
O diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, reforçou o compromisso do Serpro com o CEDSIF e afirmou acreditar que a parceria trará bons frutos. “Eu tenho certeza que, nos primeiros levantamentos, nas primeiras oportunidades que a gente for identificando, vamos ter uma relação duradoura, e isso é um aspecto para o Serpro que interessa muito: perenidade. Isso não acontece em um mês, em dois meses, mas, com certeza, com entregas rápidas, em algum tempo. Vamos ter um outro encontro para comemorar os ganhos, efetivamente o que foi conquistado em termos de evolução nesta parceria na transformação digital”, disse.
De acordo com o diretor André de Cesero, o acordo fortalece a imagem do governo brasileiro no exterior. “A partir da combinação de produtos ou de soluções que a gente consiga estabelecer nessa parceria, a visibilidade e a imagem do governo brasileiro se concretiza. Então, materializar parcerias como esta é extremamente fundamental e importante”, concluiu.
Transformação digital do Brasil
O superintendente de Relacionamento com Clientes de Governo Digital do Serpro, Diego Ribeiro, apresentou palestra aos representantes do CEDSIF sobre "O papel do Serpro na transformação digital do Brasil”. Entre outros assuntos, Diego destacou a atuação do Serpro como protagonista na transformação digital do Brasil. “A gente considera hoje, dentro do governo brasileiro, o Serpro como um grande operador da transformação digital no país. Nossa parceria vai viabilizar a implementação de um modelo de negócio sustentável, gerando oportunidades para ofertar produtos no mercado privado em Moçambique e melhorando o ambiente de negócios. É uma questão de visão do governo para tornar os serviços mais eficientes e sustentáveis, uma vez que a gente sabe que a sustentabilidade é um dos grandes desafios de governos e empresas”, salientou.
Acordo de Cooperação
Pelo acordo, fica o Serpro responsável em dar apoio na estruturação de iniciativas de transformação digital em Moçambique e na implementação das funções da instituição como Entidade Certificadora Digital no país.
O CEDSIF irá contribuir com o Serpro para a co-criação de novos produtos e serviços e para a transformação digital de Moçambique, ampliando as oportunidades de negócio no mercado internacional.
A transmissão da solenidade de celebração do acordo está disponível no canal do Serpro no YouTube. Clique e assista.