Notícia
Negócios
Reduza custos e acelere suas vendas de carros usados

Enquanto um carro novo é emplacado, estima-se que quatro usados trocam de dono no país. Isso faz do mercado de revendas uma máquina possante na economia. Mas a verdade é que essa máquina tem andado com o freio de mão puxado por causa da burocracia. Não fosse isso, os números e a dinâmica desse setor seriam muito mais exuberantes.
E pra entender um pouco essa história e como a tecnologia a está transformando, vamos acompanhar a jornada de uma típica revendedora de veículos no Brasil, suas dificuldades, riscos e desafios. Chamaremos essa loja de "Auto Rodas".
Meu negócio é revender
Imagine que o João procurou a Auto Rodas para vender seu carro. A loja se interessou pelo veículo e decidiu comprá-lo para revenda. Negócio fechado? Ainda não. Primeiro, o João precisa assinar e autenticar o documento de transferência (DUT). Depois, é a vez de um representante legal da Auto Rodas ir até o cartório, assinar e autenticar esse DUT. Em seguida, a loja monta um dossiê com documentos e certidões e envia ao Detran para, só então, solicitar a vistoria e efetivar a transferência de posse do veículo. Todo esse trâmite pode demorar até 18 dias em alguns estados, travando no pátio uma mercadoria que já poderia estar em oferta.
O atalho da informalidade
Muitas revendedoras adotam um caminho alternativo, uma gambiarra para diminuir um pouco essa burocracia. Em vez de transferir o veículo para a loja, o João vai a um cartório e faz uma procuração, dando plenos poderes para a Auto Rodas transferir seu carro. Pronto. O João recebe o valor da venda, mas o carro continua em seu nome. Quando a Maria aparece interessada naquele automóvel e decide comprá-lo, a Auto Rodas utiliza aquela procuração para iniciar a transferência de propriedade do João para ela, queimando uma etapa junto ao Detran.
A transferência por procuração é realizada por revendedoras em todo o país, chegando a ser a forma predominante em alguns estados. Mas esse drible nas regras oficiais tem seus riscos. Como a propriedade não foi efetivamente transferida, a Auto Rodas pode ver aquele carro, pelo qual já pagou, ser penhorado pela justiça em um processo relacionado ao João, seu antigo dono. Por outro lado, qualquer multa que surgir vai para o nome do João, que nem está pensando mais em seu antigo carro. É ruim para todos os envolvidos.
Tecnologia como solução
Pensando nessas situações e em muitos outros problemas enfrentados pelo setor de revendas, o Denatran e o Serpro desenharam uma tecnologia capaz de modernizar o sistema de compra, venda e gestão de estoque de veículos automotores, contribuindo para o processo de transformação digital dos serviços de trânsito no país. Essa inovação foi chamada de Renave e já está disponível para uso dos empresários, de acordo com o cronograma de adesão dos Detrans em cada estado.
Numa revenda Renave tudo é mais simples e seguro. Por exemplo, quando a Auto Rodas decide comprar o carro do João, ela pega o documento, acessa a API Renave, consulta débitos e impedimentos, verificando instantaneamente se aquele veículo está apto para transferência de propriedade.
Em seguida, basta fazer a solicitação online de transferência. A partir desse momento, a posse do veículo passa a ser da loja, pois a transação é garantida pelo uso da certificação digital. No mesmo instante, o João passa a não ter mais qualquer responsabilidade pelo veículo. É segurança jurídica para as duas partes.
Na hora da venda é ainda mais fácil. A Maria chega na loja, escolhe o carro que deseja comprar e a Auto Rodas inicia o processo de transferência do veículo pela API Renave, informando ao Detran o novo proprietário. Nesse momento, a burocracia é zero, a loja não tem que se preocupar com mais nenhuma etapa no órgão de trânsito. Um clique no sistema e pronto.
Pise no acelerador
Ficou interessado na tecnologia? Quer saber mais sobre essa inovação? Entre na página da Loja Serpro e descubra como o Renave pode fazer diferença no seu negócio. A contratação é online com liberação imediata de uso. Lá você também pode baixar o manual completo da API. Acesse agora mesmo e turbine suas vendas.