Notícia
Experiências
Xperience 2020 fomenta respostas para os desafios atuais do mercado de TI

Num mundo cada vez mais globalizado, a troca de experiências entre os detentores de conhecimento é um vetor importante, tanto para o governo quanto para o mercado privado, para o fortalecimento da transformação digital. Nos próximos quatro anos, o Serpro quer evoluir de uma empresa de processamento de dados para uma empresa de inteligência aplicada em plataformas e soluções digitais.
Com essa postura, a empresa compartilhou suas experiências em soluções digitais no Xperience 2020, realizado nos dias 29 e 30 de janeiro, em São Paulo. O evento estimulou a construção de relações de valor e propiciou momentos de trocas privilegiadas àqueles que buscam respostas para os desafios atuais do mercado e a realização de negócios.
Para o chefe do Departamento de Negócio para Mercado Privado e Internacional do Serpro, Thiago Delmonte de Baere, o tema do evento Customer Experience (Experiência do Cliente) tem bastante relação com os serviços que o Serpro presta atualmente. "Hoje os nossos principais produtos de informação, de validação, de consulta e outros visam, além de diminuição de fraude e de análise de crédito, melhorar o processo de adoção de tecnologia das empresas. Nossa participação foi importante pois tivemos a oportunidade de aprender e ver o que as empresas estão fazendo. Fortalecemos o networking com as partes interessadas e aproveitamos das interações nas Vip Meetings para mapear oportunidades, apresentar nossas soluções e fazer novos negócios", pontuou Baere.
Mercado
Durante os dois dias do evento, nos encontros Vip Meetings, o time do Serpro reuniu-se com executivos das empresas Basf, Gerdau, John Deere e Nestlé, mostrando seu portfólio de produtos: Datavalid, Inteligência de Negócios Serpro, Vio, Plataforma de Análise de Dados, validação de hipóteses em relação a novos produtos etc.
"O evento também serviu para nos conectarmos com o mercado e entender qual a carência das empresas e, assim, pensar em soluções alinhadas às necessidades dos clientes", destacou o chefe da Divisão de Gestão de Eventos Institucionais e de Produtos do Serpro, Tiago Arrais Carvalho.
Segundo ele, os eventos da Enterprise Business Development & Information (EBDI) proporcionam um intenso relacionamento entre um público seleto de 50 participantes de empresas nacionais e internacionais. "Além da audiência ser altamente qualificada, são encontros em que temos uma interação legítima com as pessoas, favorecendo e acelerando o processo de vendas, devido a essa interação seleta. Como patrocinador Platinum, o Serpro sobressaiu como uma empresa inovadora e atenta às tendências do mercado, com soluções tecnológicas que podem auxiliar as empresas presentes na sua jornada digital," explicou Tiago.
No segundo dia, a gerente de Desenvolvimento de Soluções de Portais e Experiência do Usuário do Serpro, Yara Athayde, apresentou a palestra "UX e Validação Biométrica", fazendo um vínculo do Serpro com a experiência do usuário e da questão da identificação e da autentificação de uso de um serviço pelos clientes. "Eu falei da complexidade do processo de cadastro de senhas para o usuário final e como as empresas, às vezes, negligenciam o peso dessa responsabilidade em cima do usuário, criando fluxos muito complexos, que demandam atenção, gerando uma jornada complicada e demorada para chegar a uma autenticação e a execução de um determinado serviço," disse.
Na sequência da fala o destaque foi a biometria, principalmente a facial, mais fácil, mais acessível, e que já ganhou a confiança do usuário. A gerente explicou que é interessante equilibrar segurança e experiência e que a biometria facial é ótima para isso, porque ela torna o processo de autenticação mais transparente para o usuário final. Yara encerrou apresentando o Datavalid, como uma solução importante do Serpro nesse contexto biométrico e de autenticação e que já atende clientes importantes no país.
Datavalid
DataValid é uma solução oferecida pelo Serpro e pode ser contratada por entidades públicas, privadas e entidades de classe. A tecnologia possibilita a checagem de dados biométricos, como impressão digital e fotografia; dados cadastrais, como CPF, identidade, CNH, nome, nacionalidade, entre outros. Trata-se de um serviço integrado diretamente às bases do Governo Federal, permitindo que o empresário mantenha seu cadastro qualificado, com garantia de confiabilidade, disponibilidade e desempenho.
O sistema já está auxiliando o dia a dia de bancos digitais, fintechs, seguradoras, locadoras de automóveis, aplicativos de transporte, emissores de cartões de crédito, cooperativas de crédito, empresas de certificação digital, corretoras de investimento, lojas de varejo e até cartórios.