Notícia
Tecnologia
Sistema de controle de viagens começa a ser utilizado pelo Judiciário

Para simplificar e aperfeiçoar o processo de concessão de diárias e passagens dos servidores públicos do Judiciário, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Conselho de Justiça Federal (CJF) começam a utilizar o Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP). A solução desenvolvida pelo Serpro já é usada pela Administração Pública Federal e proporciona mais praticidade, agilidade, segurança e economia para o país no controle de viagens públicas.
O SCDP controla desde o deslocamento em viagens até a prestação de contas, sem necessidade de processo físico e uso de papel, nem armazenamento em pastas. O sistema gera relatórios gerenciais que facilitam o controle e auditoria dos gastos públicos e possibilita efetuar pagamento das diárias diretamente no Siafi.
A solução é integrada com sistemas estruturadores e de gestão pública, como Siape, Siafi, Siorg, Receita Federal (Infoconv), além de se comunicar com agências de viagens e companhias aéreas, permitindo a realização de cotação para melhor escolha do preço, reserva, emissão e cancelamento de bilhetes, assegurando o valor e a data da reserva por até 72 horas.
De acordo com o analista José Ricardo Barquinha do Departamento de Negócio Soluções de Governo Digital do Serpro, existem, atualmente, quase 120 mil usuários ativos do SCDP no Poder Executivo. Os acessos diários, no horário de pico, ultrapassam a marca de 1 mil usuários. Em 2019, foram registrados 765.175 processos de afastamentos por viagem de servidores a serviço no sistema.
"Desenvolvido em 2004 com o propósito de atender apenas ao governo nas esferas federal, estadual e municipal, a solução passou para a categoria multiclientes, a fim de atender, além do Judiciário, às demandas que estão surgindo do Poder Legislativo e mais uma lista com 64 outros entes da Federação e empresas de economia mista", informou José Ricardo Barquinha.
Mudança de paradigma
"O SCDP representou para o Estado de Minas Gerais uma quebra de paradigma desde a sua implantação em 2016. Um processo que era feito todo através de formulários físicos, que tinham que ser movimentados para vários setores, agora se tornou um processo digital, com começo, meio e fim", destacou José Augusto Moreira, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Governo de Minas Gerais.
Segundo José Augusto, um total de 47 órgãos do Governo de Minas Gerais utilizam o SCDP. "A média anual chega a 130 mil viagens a serviço, transacionadas no sistema. O SCDP trouxe a possibilidade da gestão total das viagens a serviço, proporcionando a rápida extração de dados para as necessidades dos gestores e mais transparência ao processo de viagens a serviço, estando integrado ao Portal da Transparência do Governo", ressaltou.