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Transformação Digital
Serpro se reinventa para a transformação digital do Brasil

"O Serpro está alinhado com o futuro que se desenha pela frente". Com essas palavras, o presidente do Serpro, Gileno Barreto, iniciou o evento online comemorativo dos 56 anos completados pela empresa ontem, dia 1º de dezembro. Criado em 1964, o Serpro se consolidou como uma empresa referência em tecnologia da informação para conectar governo e sociedade e, agora, inicia um novo ciclo com o compromisso de ser o propulsor de soluções inteligentes, seguras e inovadoras para impulsionar a transformação digital do Brasil.
"Com uma trajetória de grande sucesso, grandes realizações, o Serpro foi pioneiro e passou por todas as fases da transformação digital do país. Nas décadas de 60/70, com os primeiros computadores; década de 80, com os computadores pessoais. Décadas de 80/90, com as primeiras comunicações em rede e surgimento dos celulares; e nos anos 2000, com o surgimento dos smartphones. Agora, em 2020, um grande aparato tecnológico está à disposição para sustentar o governo federal e para sustentar, também, as nossas aplicações, os nossos clientes tanto públicos quanto privados. São grandes conquistas e um imenso desafio ao considerarmos também o novo normal, os muitos normais provocados pela pandemia", ressaltou Gileno Barreto.
Novos desafios
Para os próximos 50 anos, o Serpro tem grandes desafios pela frente. O diretor de Administração do Serpro, Antônio de Pádua, ressalta a importância da implementação de uma nova forma de gestão de serviços tanto para a empresa como para a sociedade. "Vamos atuar num modelo de gestão de centro de serviços compartilhado, cujo embrião é o Centro de Multiserviços, com integração de sistemas, informações, automatização de processos. Com a implantação do ERP (Enterprise Resource Planning), teremos que promover a integração dos sistemas e informações de diversas áreas da empresa. Está em fase de implementação, também, a automatização de processos, principalmente, na área de gestão financeira. O SerproData é uma plataforma integrada com informações confiáveis e disponível para análises. O Serpro do futuro é mais analítico, propondo mais soluções, e a Diretoria de Administração está nesse compasso", destacou.
Para o diretor de Operações do Serpro, Antonino dos Santos Guerra, o futuro do Serpro é promissor, salientando que a empresa foi uma das grandes obras do governo militar, dentre muitas outras realizadas no período. “O Serpro tem uma equipe fantástica, sempre atuando com resiliência, tanto quem demanda como quem executa. O fato é que os empregados fizeram essa grande empresa, que hoje é reconhecida com premiações sucessivas e atuações brilhantes diante dos movimentos e tentativas de invasões cibernéticas, assegurando a integridade dos sistemas de governo. Sem falar nas soluções desenvolvidas para a transformação digital do país, que são inovadoras e devem também ser consideradas. O valor do Serpro tem de ser reconhecido. Se a empresa for privatizada, que possam entregar o melhor para o seu futuro, o justo, o que a sociedade precisa", defendeu.
Importantes conquistas
Ao longo dos anos, o Serpro tem reafirmado seu papel como empresa de inteligência aplicada em soluções digitais, entregando importantes tecnologias para o país e o mercado internacional. "Tenho até dificuldades de enumerar as conquistas da empresa nos últimos tempos. Quem diria que o Serpro teria clientes internacionais, agora temos nove; que fosse provedor não somente do seu processamento de dados, mas também em nuvem? Quem diria que a empresa fosse protagonista de uma transformação digital do país, coordenada pelo governo federal? Quem diria que fôssemos voltar a ser referência em TI no país? Os clientes estruturadores do governo, atualmente, querem que o Serpro seja o responsável por desenvolver os seus processos completos de transformação, não mais serviços isolados, pequenos", salientou o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero.
O diretor André acrescenta, ainda, que Serpro mantém o seu pioneirismo desde o tempo da sua criação, quando surgiu para informatizar a Receita Federal. " Somos referência também em LGPD e isso nos coloca em outro patamar em relação à concorrência. Apresentamos nossas soluções que observam as exigências impostas por essa nova Lei. Isso é um diferencial no mercado”.
"Feliz aniversário para a melhor empresa do mundo. Duvido que alguém se espante com os resultados apresentados pela empresa nesses 56 anos de existência. Esse sucesso somente pode ser alcançado com muito esforço e dedicação dos seus empregados. É por isso que a empresa é líder", comemorou o diretor de Desenvolvimento do Serpro, Ricardo Jucá.
Para Ricardo Jucá, o desafio da área de desenvolvimento para o futuro é o segmento de entregas, porque elas se apresentam de forma exponencial. "Tem de haver mudanças de paradigmas, precisamos trabalhar com parceiros para o desenvolvimento, estar de mãos dadas com a iniciativa privada para entregar cada vez mais soluções que modernizem o Estado brasileiro e revolucionem a sociedade, nos colocando nesse patamar de destaque", ressaltou.
Empresa de inteligência
De acordo com o presidente do Serpro, Gileno Barreto, não se fala em inteligência sem contar com pessoas e o Serpro se tornou uma empresa de inteligência aplicada graças a seus empregados. " O nosso ativo mais importante são as pessoas e não as máquinas", afirmou.
O diretor de Desenvolvimento Humano, Wilson Coury, endossou esse posicionamento ao afirmar que "O futuro não é a Deus pertence. O futuro pertence àqueles que se esforçam para que o dia de amanhã seja melhor que o dia de hoje. E o que a empresa faz além das entregas em TI é propiciar uma sociedade brasileira melhor, mais democrática. O Serpro não somente se construiu ao longo desses 56 anos, mas ajudou outras empresas de governo a se construírem e a modernizar o país”, concluiu.