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56 anos
Serpro: nova marca sinaliza novo ciclo

Final de ano é a época em que não faltam retrospectivas, mas neste momento o Serpro está em uma tônica diferente: se detém no passado, mesmo o recente, somente o suficiente para buscar subsídios que lhe permitam melhor traçar os cenários futuros. Todo o movimento diretivo conflui para novos paradigmas e novas conquistas.
“Estamos trabalhando muito para consolidar uma empresa sustentável; plural; que invista em inovação de maneira permanente, e que seja cada vez mais relevante”, sintetiza o presidente da empresa, Gileno Barreto. “Já estamos realizando nossa missão, de conectar governo e sociedade. Mas o nosso compromisso é ser cada vez mais ágil na concretização da transformação digital que o Brasil merece”, ressalta.
Reformulação
Em sintonia com esse direcionamento, a empresa teve sua marca reformulada neste aniversário de 56 anos. O termo com o qual o mercado qualifica o processo é rebranding, e aponta para além do aspecto visual.
“Para entender o rebranding, é importante, primeiro, compreender o que é branding”, enfatiza André Moscatelli, gerente do Departamento de Publicidade. É um modelo de gestão e construção de marcas, essencial para empresas e também utilizado por entidades públicas, pessoas e lugares. “O branding visa estabelecer conexões emocionais entre a marca e seus públicos de interesse, com o objetivo de agregar valor ao negócio”, acrescenta.
Já o rebranding, processo que o Serpro está vivenciando atualmente, repensa esse modelo, com o objetivo de reforçar um novo posicionamento ou estratégia empresarial, e isso vai muito além do visual. “Esse item, embora seja de grande importância, é somente a parte visível do iceberg. O que está ‘submerso’ são os valores, o DNA da marca, seu posicionamento, estratégias e demais componentes da gestão de marca”, enumera.
O Serpro está em mudança não só em termos de aparência. “O nosso discurso está diferente. Toda a nossa potência está alocada nos desafios e no futuro da marca Serpro. Um dos aspectos que o redesenho com círculo traz para o nosso símbolo é sinalizar a busca pela melhoria contínua, a abertura para novos mercados, a internacionalização, o investimento forte em inovação”, destaca Loyanne Salles, superintendente de Comunicação e Marketing.
É um novo Serpro, com o olhar mais voltado para os desafios do que para o que já conquistamos, que é a nossa essência, mas precisa ser periodicamente revisitado e atualizado, até para fazer jus ao legado tão sólido que construímos ao longo desses 56 anos. Que venham os próximos cinquenta”, completa.
Para saber mais sobre esse processo, acesse uma panorâmica da reformulação disponível neste link.