Notícia
Transformação digital
Serpro leva mais inovação à Campus Party Brasil

A Campus Party é conhecida como uma das maiores experiências internacionais baseadas em inovação e criatividade. E o Serpro, é claro, não poderia ficar de fora da “Campus Party Digital Edition – Let’s Reboot the World!”, a primeira edição global do evento, realizada online, de modo gratuito e simultâneo em mais de 30 países, de 9 a 11 de julho. Uma das ações da empresa foi uma oferta especial para 50 startups inscritas no evento, que vão usufruir de até 3 mil consultas, por cerca de seis meses e gratuitamente, em sete serviços de informação que podem gerar mais inovação para os negócios e, por consequência, mais benefícios para o país.
“Temos três produtos que utilizam validação de CNPJ e CPF e, até então, pessoas fazem essas validações. Com os serviços disponibilizados pelo Serpro poderemos ter muito mais agilidade, praticidade e segurança”, acredita Cynara Bahia, da startup Total Strategy. “Atuamos na prevenção de perdas de produtos perecíveis, que hoje chegam ao patamar anual de R$ 8 bilhões jogados no lixo, só no Brasil. Nossa solução tecnológica utiliza um app, Big Data e IA, de forma simples e eficaz”, acrescenta ela. Fabrício Miranda, da Tour Fácil, a qual fornece uma plataforma de Realidade Virtual e Aumentada para a construção civil, acrescenta: “Assim como a nossa startup, várias outras trabalham com dados, e essas parcerias são muito importantes para incentivar novas tecnologias e soluções", frisa ele.
Matéria-prima e mentoria de ponta
Os serviços de informação também foram oferecidos gratuitamente aos desenvolvedores para uso durante os hackathons da Campus Party Brasil. “Foi uma grande oportunidade para conhecerem os serviços do Serpro e utilizarem os recursos de inteligência no desenvolvimento de respostas rápidas às 'dores' e necessidades que o atual momento expõe”, comenta Eliezer Trajano, um dos quatro mentores do Serpro nas maratonas de programação. "As equipes têm ao mesmo tempo a clareza da 'dor' do cidadão e o 'anestésico' para resolvê-la. Tudo isso de forma muito rápida e objetiva. Neste sentido, todos ganham, governo, cidadão, equipes participantes, patrocinadores", comenta a mentora Gisely Maciel, também do Serpro.
O mentor Carlos Alexandria concorda: "Exercitar todas as competências foi extremamente engrandecedor para as equipes e para nós mentores. E as soluções idealizadas e materializadas em software tornam-se embriões de futuras empresas que, em pouco tempo, vão gerar emprego e renda para o país, além de colocar à disposição da sociedade, governo e empresas, inovações de alto valor", destaca ele. "Foi uma experiência ímpar. Teve até gritos de guerra, karaokê online, brincadeiras e muita interação entre participantes e mentores. Compartilhamos ideias e aprendemos também com todo o processo", complementa a mentora Roberta de Medeiros.
Parceria
O Serpro foi um dos patrocinadores e participantes da Campus Party, no Brasil, por meio das ações acima e com palestras sobre empreendedorismo digital, LGPD e UX no evento que, em 2020, foi beneficente em prol dos Médicos sem Fronteiras. “O ecossistema de inovação, de empreendedorismo e de startups é um segmento estratégico, pois o Serpro tem a tarefa de ser o motor da inovação tecnológica no país. E a participação na Campus Party é uma forma de, na prática, operacionalizar essa transformação digital com a qual a empresa está tão comprometida", finaliza o gestor de Eventos Institucionais e de Produtos do Serpro, Tiago Arrais.