Entrevista
Internacionalização
“Serpro tem potencial para exportar inteligência digital”

Em entrevista exclusiva ao Portal do Serpro, o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Sérgio Segovia, fala sobre a atuação da Agência para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior, seu processo de transformação digital e o acordo de cooperação técnica firmado com o Serpro em fevereiro deste ano.
Para Segovia, a parceria com o Serpro permite o aprimoramento do trabalho da Apex-Brasil por meio de soluções tecnológicas de ponta. A expectativa é somar esforços num acordo que reflita o conhecimento de mercado e as melhores práticas digitais. “É um acordo estratégico de ganha-ganha. De um lado, a Apex-Brasil passa a contar com a expertise tecnológica do Serpro que, em contrapartida, terá a oportunidade de trabalhar na internacionalização de sua marca e seus serviços”. Confira, a seguir, a entrevista completa.
Portal Serpro - Qual a missão da Apex-Brasil e quais os principais desafios enfrentados neste momento de pandemia pelo qual o mundo está passando?
Sérgio Segovia - A missão da Apex-Brasil é promover as exportações, a internacionalização das empresas brasileiras e os investimentos estrangeiros diretos no País, em apoio às políticas e às estratégias públicas nacionais, a fim de contribuir para o crescimento sustentável da economia brasileira. Para tanto, a Agência realiza diversas ações que visam a divulgar e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião que desejam conhecer a estrutura produtiva brasileira e outras iniciativas, que tenham por objetivo o fortalecimento da marca Brasil. Além disso, a Apex-Brasil atua, de forma coordenada com atores públicos e privados, na atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o País, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas nacionais e da economia brasileira como um todo.
Um dos principais desafios apresentados durante a pandemia da Covid-19 vem sendo a dificuldade de realizar eventos e missões presenciais. Para manter o apoio constante às empresas brasileiras nesse período de incerteza, a Apex-Brasil tem desenvolvido várias soluções digitais, que incluem webinars, podcasts, videoconferências, estudos e oficinas de capacitação online, de modo a contribuir para a manutenção da solidez da economia, dos negócios e dos investimentos no País.
Os resultados têm sido excelentes. Nos primeiros quatro meses de 2020, ações da Apex-Brasil resultaram em 13 investimentos anunciados, que totalizaram cerca de US$ 3 bilhões.
Portal Serpro - A Apex-Brasil e o Serpro firmaram Acordo de Cooperação Técnica para oportunidades de negócio em fevereiro. Quais os benefícios que essa parceria traz?
Sérgio Segovia - O Acordo de Cooperação Técnica é muito importante para o desenvolvimento de novas soluções digitais pela Agência. Inclui a realização de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com transferência tecnológica e compartilhamento de capital intelectual, mão de obra especializada, capacitação e treinamento, além de metodologias de inovação de produtos e processos. Trata-se de uma parceria estratégica e simbiótica: enquanto o Serpro ajuda na transformação digital da Apex-Brasil, a Agência o auxilia na internacionalização de seus serviços, ao apoiá-lo na prospecção de mercados externos.
Portal Serpro - Como a consultoria da Apex-Brasil pode contribuir para a inserção das soluções de inteligência do Serpro no mercado internacional?
Sérgio Segovia - As soluções inovadoras do Serpro o tornam naturalmente apto a conquistar o mercado internacional. E a consultoria da Apex-Brasil pode ajudar a empresa a estruturar e direcionar sua inserção em mercados externos.
Para tanto, a Apex-Brasil preparou um modelo de internacionalização que prevê três frentes de atuação: a elaboração de um plano de expansão internacional, o contato mais próximo com os mercados externos e a captação de clientes e de contratos internacionais.
Portal Serpro - Já é possível destacar algum projeto ou iniciativa em parceria com o Serpro que seja importante para atrair investimentos estrangeiros ao Brasil?
Sérgio Segovia - Uma das primeiras iniciativas possibilitadas por essa parceria é o desenvolvimento do portal Invest in Brasil, lançado no início de abril deste ano. A plataforma fará uma grande diferença, uma vez que facilitará as interações com os investidores estrangeiros e ajudará na tomada de decisões daqueles que pretendem aproveitar as diversas oportunidades oferecidas pelo nosso País.
Portal Serpro - Na sua avaliação, as soluções tecnológicas do Serpro têm potencial para competir com o mercado internacional? Qual o principal diferencial?
Sérgio Segovia - Além de ser a maior empresa pública de prestação de serviços em Tecnologia da Informação do Brasil, o Serpro possui mais de 50 anos de experiência na modernização de setores estratégicos da administração pública. É uma instituição que presta serviços em rede, que abrangem todo o território nacional. Dentre as várias soluções desenvolvidas com essas características destacam-se a declaração do Imposto de Renda via Internet (ReceitaNet), a nova Carteira Nacional de Habilitação, o novo Passaporte Brasileiro e os sistemas essenciais para o controle e facilitação das operações do comércio exterior brasileiro (Siscomex). Os sistemas e produtos de transformação digital desenvolvidos pelo Serpro, portanto, representam décadas de experiência em modernização tecnológica em ampla escala, que demonstram seu potencial para exportar inteligência digital.