Notícia
SEGURANÇA
Serpro debate política de Segurança da Informação em evento de CiberSegurança

Após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) ter sido alvo do que foi considerado o pior ataque hacker já ocorrido no país, a discussão sobre cibersegurança tem crescido em importância. Se é certo que no Brasil as vulnerabilidades nesse campo são crescentes, o trabalho remoto trouxe mais desafios ainda. Para discutir o assunto, a Network Eventos e o portal Convergência Digital realizaram nesta quarta-feira, 11, o e-Fórum Cyber Security e Governo Digital, com a participação do diretor da Autoridade Nacional de Proteção de Dados, Arthur Sabbat, e do gerente de Gestão da Segurança da Informação do Serpro, Marcos Allemand.
De acordo com Sabbat, estão para sair do forno novas regras que vão elevar as exigências de segurança para todos os órgãos da administração pública. Além disso, já está pronta a minuta do Decreto que vai criar um sistema único de prevenção, resposta e tratamento a incidentes na esfera federal. “A ideia é exigir padrões mínimos que sejam comum a todos os entes, padronizando certas ações que, com certeza, terão o reflexo de uma proteção mais equitativa”, explicou.
O Serpro já tem uma política de segurança desde 1998 e é referência no assunto para órgãos da Administração Pública. “Nossa política foi sendo aprimorada ao longo dos anos. Em 2001, ampliamos o seu alcance e iniciamos uma série de capacitações tanto para os empregados que atuam diretamente com o tema, com certificações internacionais, quanto para os empregados de forma geral, com oferta de seminários presenciais e online. Nosso objetivo é contribuir para reforçar a ‘segurança cibernética’ do governo, protegendo os dados e sistemas e prestando consultoria e apoio técnico aos órgãos públicos”, destacou Allemand.
Allemand revela que o Serpro tem atuado, mais recentemente, com a conscientização dos empregados, atualizando-os quanto aos novos requisitos e cuidados com segurança. “Destacamos que o envolvimento do empregado, o comportamento seguro de cada um é fundamental em qualquer política de segurança, mas as empresas também precisam fazer sua parte e estar com todos os aparatos tecnológicos, que garantam a segurança da informação”, completa.
O e-Fórum contou ainda com a participação do gerente de TI da Teltex, Thiago Barbosa, e do diretor de negócios corporativos da ConnectoWay, Paulo Frosi. O evento foi gravado e está disponível no YouTube.