Todos os anos, é realizado um raio x do mercado brasileiro por institutos especializados para eleger as maiores e mais bem sucedidas empresas do país. Os Guias Época Negócios e Istoé Dinheiro avaliaram milhares de empresas, com relação ao desempenho financeiro, inovação, governança corporativa, sustentabilidade, gestão em RH e responsabilidade social, e elegeram, por unanimidade, o Serpro, estatal de inteligência em TI do Governo Federal, como a melhor empresa de tecnologia do Brasil de 2019.
Segundo o ranking da Época Negócios, a estatal é campeã nacional no Setor de Tecnologia - Software e Serviços. Nas dimensões de visão de futuro, pessoas e sustentabilidade, o Serpro ficou em primeiro lugar entre todas as empresas concorrentes, sejam de capital aberto ou fechado.Na classificação geral, ficou com o terceiro melhor desempenho, perdendo apenas para o Hospital Albert Einstein e para uma outra estatal, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compras).
Com relação à receita líquida anual, o Serpro, com cerca de R$ 2,85 bilhões, é a 248ª maior do país. À frente de marcas como Itambé, Centauro e Ajinomoto, a empresa também possui um faturamento superior aos de sociedades de economia mista, como Metrô-SP, e de outras empresas públicas, como a Infraero.
A pesquisa do Anuário Época Negócios 360º é realizada em parceria com a Fundação Dom Cabral, escola de negócios brasileira mais bem colocada no ranking do Financial Times, e avaliou as 2 mil maiores empresas brasileiras.
Categoria disputada
Já de acordo com a Revista IstoÉ Dinheiro, o Serpro é a melhor empresa de Tecnologia, Software e Serviços, vencendo a categoria mais disputada de toda a premiação. Dentre essas concorrentes, a empresa de TI do Governo Federal apresentou o melhor desempenho em sustentabilidade financeira, recursos humanos e responsabilidade social. São três dos cinco critérios de avaliação para a premiação, que incluiu também "inovação e qualidade" e "governança corporativa". No ano passado, a estatal já havia sido premiada como a melhor empresa de tecnologia na categoria serviços públicos.
As Melhores da Dinheiro acontece há 17 anos e a premiação é elaborada a partir de dados da Economática e da S&P Global Market, analisados e ponderados pela consultoria Rentsoft. Foram avaliadas 400 empresas inscritas, que atuam em 30 diferentes setores da economia brasileira. A IstoÉ Dinheiro também elaborou uma lista das mil maiores empresa do país, baseada em faturamento, lucro e patrimônio líquido. O Serpro ficou com a 258ª colocação, à frente da Bradesco Leasing, Seguros Unimed e Rádio e Televisão Record.
Mais de 81 milhões de cadastros
“Investimos muito para consolidar uma cultura mais de mercado e menos de repartição”, avalia o presidente do Serpro, Gileno Barreto. A empresa está se aproximando do setor privado, que já responde por 12% do lucro líquido de R$ 487 milhões apurado em 2019.
Ao mesmo tempo, a estatal está por trás de um ambicioso processo de transformação digital conduzido pelo Governo Federal: o maior ambiente de e-gov do mundo. É o portal gov.br que, até 2022, pretende oferecer 100% dos serviços públicos do Governo Federal pela internet. No momento, o ambiente já dispõe de mais de mil serviços e possui cerca de 81 milhões de cidadãos cadastrados.