Notícia
Solucoes Tecnológicas
Selfie para documentos: como fazer melhor

Fazer “tudo online” é uma tônica que veio para ficar, e nisso se incluem cadastramentos para abrir contas em banco, matricular-se em cursos ou exames, tirar documentos. Para auxiliar a tarefa de fazer selfies com fins de cadastro, separamos dez dicas que ajudam as ferramentas de identificação a concluir uma validação de identidade corretamente.
Muitas das dicas abaixo você já deve ter assimilado. Mas reparar na posição dos aros de seu óculos ou nas sombras que incidem no seu rosto, por exemplo, podem ser novos cuidados a observar nas próximas vezes em que houver um campo de cadastro solicitando seu registro facial. Confira.
1) Providencie iluminação suficiente
Escolha o caminho do meio: nem muita nem pouca luz. Faça teste com luminárias de mesa, que não precisam ser direcionadas diretamente para seu rosto: experimente apontar para a parede, por exemplo, de maneira que reflita sua face, mas sem deixá-la clara demais. Preste atenção às janelas, evitando luz forte.
2) Use o flash somente se não tiver outras alternativas
O brilho provocado pelo flash e o efeito “olhos vermelhos” podem dificultar o reconhecimento. Só use flash se não puder recorrer a outros meios para produzir a iluminação adequada.
3) Evite sombras fortes em seu rosto e atrás dele
Além de prestar atenção à quantidade de luz, verifique também se a fonte de luz não está posicionada de forma a fazer sombras muito fortes em seu rosto ou em alguma parede ou outra superfície de fundo. Essa mancha escura pode atrapalhar o reconhecimento de ferramentas de validação.
4) Preste atenção na tonalidade
Não use filtros que dão aspecto envelhecido para imagens que deseja enviar com fins de reconhecimento. Se o que foi solicitado é a foto de seu documento e ela já está um pouco descolorida, você pode usar um filtro para melhorar o contraste, mas com muito cuidado: preste atenção para que não haja pixelização, como indicado na segunda foto abaixo, pois isso dificulta o reconhecimento.
5) Mantenha os olhos abertos
Não deixe que o cabelo ou outros acessórios tape os olhos ou qualquer outra parte de seu rosto. E nunca envie uma foto em que saiu de olhos fechados.
6) Aposte na pose frontal
Esteticamente, uma inclinadinha na cabeça e um “olhar 43”, tendem a tornar o rosto mais agradável, é verdade. Mas, para a identificação, o melhor é fazer a foto de frente, de maneira que os algoritmos reconheçam a imagem do rosto mais rapidamente.
7) Cuide do que há no fundo e capriche na centralização
Quanto menos coisa houver atrás de seu rosto, melhor. Procure centralizar sua face na foto. Fundo na cor azul, em degradê (do tom mais fraco até o mais forte) é um clássico, como você pode reparar nestes exemplos: ressalta a imagem fotografada, especialmente quando se trata de um rosto.
8) Foto de uma foto no documento: repare se há manchas
Para certos cadastros, pode ser necessário encaminhar a imagem de um documento que contenha sua foto. Nesses casos, é importante notar a qualidade da foto e se ela tem alguma mancha na face que, eventualmente, podem dificultar a identificação.
9) Evite usar óculos. Ou preste muito atenção à interferência dele no rosto
Evite usar óculos. Só faça a selfie assim se, em seus documentos de papel, como RG, Carteira de Motorista, Passaporte, também usou óculos. Óculos com aros grossos podem interferir no reconhecimento facial. E evite que o aro fique posicionado em cima de seus olhos. Se utilizar óculos com lentes que escurecem de acordo com a iluminação ambiente, cuide para que as lentes não estejam muito escuras ou que o reflexo nas lentes impossibilite a visão correta dessa parte tão importante do rosto.
10) Não use acessórios
Chapéus, bonés, echarpes, brincos muito grandes: evite qualquer coisa que, em uma foto, coincida com o contorno de seu rosto, alterando-o.
Datavalid: 99,9% de acurácia
Essas dicas são sempre úteis para o envio de selfie com finalidade cadastral. Para ferramentas de validação como o Datavalid, trata-se de um auxílio, pois a solução consegue ler e analisar, com inteligência, muitas imagens com problemas, obtendo um grau de acurácia de quase cem por cento, conforme teste realizados.
Se o seu negócio precisa de validação cadastral confiável, contrate a solução desenvolvida pelo Serpro. Visite a página do produto e conheça os benefícios que ele vai agregar ao seu negócio.
________________________________________________________________________________________________________
Os exemplos de imagens utilizados têm como fonte a página da ICAO, International Civil Aviation Organization), agência especializada das Nações Unidas, que recomenda parâmetros para reconhecimento e identificação facial.