Notícia
Trânsito
Municípios adotam sistemas de gestão de trânsito do governo

Dezenas de municípios de todo o país estão automatizando seus sistemas de cobrança de infrações de trânsito. Tecnologias desenvolvidas pelo Serpro, empresa de TI do Governo Federal, em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), permitem a migração do registro em talonário até o pagamento da infração para o ambiente eletrônico. O mais recente município a aderir à novidade é Gurupi, cidade de Tocantins com a terceira maior população do estado.
As tecnologias aceleram o “caminho da multa" de tal forma que permite que, em apenas uma hora, a infração seja cometida, informada ao condutor, paga com desconto de 40%, e receba baixa. Os responsáveis por essa virada tecnológica são dois sistemas. O primeiro deles é o Radar, voltado para os órgãos autuadores dos estados e municípios, que realiza, de ponta a ponta, a gestão das infrações de trânsito. O segundo, o Sistema de Notificação Eletrônica, ou SNE, que permite ao motorista receber a atuação e a multa diretamente no seu celular ou computador.
O Radar é utilizado em 26 municípios, além do Detran do Espírito Santo. A prefeitura de Gurupi, no Tocantins, acaba de adotar a tecnologia e os Detrans do Amazonas e Mato Grosso do Sul estão na fila. “É um avanço tecnológico que deixa a cidade em um ponto elevado”, afirmou o presidente da Agência Municipal de Trânsito e Transportes, Leon Barcellos.
A tecnologia funciona em nuvem e pode ser acessada por smartphones, dispensando o uso de computadores. “Mas é importante lembrar que o Radar não se resume à substituição do talonário de papel por um celular. O serviço traz inovação, integrando todos os pontos do ciclo de vida de uma infração, o que diminui a quantidade de recursos gastos com o processamento, envio e arquivamento”, explica o gestor do produto no Serpro, Leonardo de Souza.
Para o cidadão
Enquanto o Radar aumenta a agilidade dos agentes públicos, o SNE é um aplicativo voltado para o cidadão que incentiva o pagamento antecipado das multas, oferecendo um desconto de 40%. Desde seu lançamento em 2016, o SNE já gerou R$ 107 milhões de desconto em multas de trânsito de mais de um milhão de veículos no Brasil. Hoje, fazem parte do sistema todos os órgãos autuadores federais, 82 municípios e 17 Detrans.
O abatimento é possível graças à economia trazida pela notificação eletrônica, que elimina a necessidade de impressão gráfica e do envio, pelo correio, das cartas de infração e de multa. O valor pode, então, ser repassado ao motorista, desde que ele abra mão de eventuais recursos. A geração do boleto de pagamento é feita pelo próprio aplicativo. Passada a data de vencimento, a multa volta ao seu valor normal.