Notícia
Trânsito
É possível questionar uma multa sem sair de casa?

O cidadão que for multado por órgão autuador que utilize a solução Radar, não vai mais precisar dirigir-se fisicamente à instituição para questionar a infração. Basta acessar o site do próprio órgão que emitiu a multa e fazer seu pedido de recurso ou defesa, do seu computador ou do seu celular. Simples assim, sem sair de casa. Desenvolvido pelo Serpro, uma das maiores empresas de tecnologia do Brasil, o sistema integra a gestão de todos os processos administrativos ligados a infrações de trânsito e pode ser contratado por instituições municipais, estaduais e federais.
“A realidade é que hoje o cidadão precisa ir até o órgão autuador contestar uma multa apenas para levar os documentos e tirar uma cópia deles. É um processo manual e burocrático. Com a evolução do Radar, o trâmite torna-se desnecessário, pois pela ferramenta toda a documentação poderá ser enviada em versão digital, uma cópia que chegará mais nítida e mais rápida. O objetivo é proporcionar ao cidadão comodidade e segurança, principalmente em tempos de pandemia”, destaca Leonardo de Souza, gestor do produto.
Como funciona?
Para formalizar um recurso ou defesa pela internet, a pessoa multada digitaliza os documentos que são normalmente exigidos para uma contestação presencial de multa de trânsito, que são: carteira de identidade, carteira de habilitação, comprovante de residência, documentos do carro e notificação da multa. Redige e envia, ainda, a apresentação do seu recurso, que é um texto explicando o motivo pelo qual considera que não cometeu a infração. Caso queira, pode anexar outros documentos que considere necessários para a sua defesa.
“O Cidadão Web é o nome do módulo do Radar que permite, desde 2017, que as pessoas gerem segunda via de boleto, segunda via de notificação de autuação, de penalidade, e que acompanhem defesas e recursos de multas recebidas. Com a implementação de apresentar recurso ou defesa da infração pela internet, prevista para ser disponibilizada em setembro, o órgão autuador também ganha. Ele pode, por exemplo, adequar o tamanho das equipes que prestam atendimento no balcão, levando-as para outras áreas mais críticas”, sugere Leonardo.
Contrate já o Radar
O Radar veio para inovar efetivamente a relação dos órgãos autuadores e a sociedade. Pela solução é possível economizar com infraestrutura, recursos humanos, tempo e burocracia. Acesse a Loja Serpro e conheça o Radar.