Notícia
Tecnologia
Saiba mais sobre o PIX, que mudará a forma de transacionar dinheiro

A partir de 16 de novembro, bancos de todo o país vão oferecer uma nova modalidade de pagamento: o PIX. A tecnologia desenvolvida pelo Banco Central vai permitir que, em qualquer dia e hora, seja possível emitir e receber pagamentos diretamente pelo celular. Para discutir as mudanças trazidas pelo PIX, o Serpro, empresa de TI do Governo Federal, promove um webinar com especialistas do governo e mercado na sexta-feira, 28, às 16h. No webinar, serão discutidos a evolução da tecnologia no Brasil, perspectivas de mercado e de governo, além de utilizações possíveis.
"O governo já está trabalhando para, a partir do PIX, atender às mais exigentes demandas da sociedade”, explica o gerente de Produtos de Informação e Inteligência do Serpro, Rafael Ferreira. Há iniciativas, por exemplo, que vão facilitar o recebimento de valores em transações com o Tesouro Nacional e, ainda, a iniciativa FGTS digital, que deve agilizar o recolhimento desses valores pelas empresas. "O cidadão será um dos maiores beneficiários porque se liberta do horário bancário. São muitas as possibilidades, como pagamento direto a uma outra pessoa, quitação de contas e recebimento de recursos, seja do empregador, do estado ou de outros”, complementa Rafael.
Todos os bancos e fintechs com mais de 500 mil clientes deverão oferecer o PIX. As transações devem ser efetuadas em até dez segundos e poderão ser realizadas entre pessoas físicas, jurídicas e entidades e órgãos governamentais. Estabelecimentos comerciais também poderão utilizar a tecnologia, realizando cobranças por meio de QR Codes.