Notícia
Biometria facial
Migre seu negócio para o mundo digital

O Biovalid é uma solução tecnológica que realiza validação biométrica e prova de vida para identificar se uma pessoa é, de fato, quem ela diz ser. O procedimento é feito a partir da comparação da imagem do usuário, que é capturada por um app gratuito, com a foto CNH, registrada na base do Denatran.
A tecnologia é voltada tanto para empresas privadas quanto para órgãos públicos. É para todos que necessitam ter mais segurança no relacionamento digital com seu público, seja para a autenticação em um ambiente (login), seja para o atendimento geral. Funciona como uma forma de assinatura eletrônica, oferecendo validade jurídica às operações online.
Possibilidades de uso
No segmento privado, as possibilidades de uso são tão numerosas quanto os diferentes tipos de negócio e os serviços por eles prestados. Imobiliárias podem se valer da tecnologia para assinar contratos de aluguel a distância. Bancos podem utilizar a prova de vida para acrescentar uma camada de segurança a transações mais sensíveis. Concessionárias de veículos podem realizar e concluir suas vendas de forma totalmente remota, principalmente neste momento de pandemia e isolamento social. Universidades podem usar para que os alunos façam autenticação em seus sistemas, atividades online ou realizem matrícula. A imaginação empreendedora é que dará o limite para essa lista de exemplos.
Como funciona?
Ao demandar um serviço ou uma autenticação junto ao balcão virtual da empresa ou de um órgão público, o cidadão será solicitado a fazer uma prova de vida pelo celular. É durante esta prova que o reconhecimento facial é feito e, caso a identidade seja confirmada, um certificado temporário é associado ao seu CPF, garantindo a validade da operação. Para quem tem a identidade verificada é tudo muito simples e rápido. Mas o que acontece por trás da câmera do telefone do cidadão?
Vamos imaginar um cliente solicitando um serviço a uma empresa. Para facilitar o entendimento, essa empresa será chamada de Comercial X. Para conectar a Comercial X ao seu cliente, o Biovalid funciona basicamente em três etapas. Confira na ilustração abaixo:
Segurança
Para evitar fraudes através de filmagem ou uso de uma foto para validação biométrica, o aplicativo solicita uma sequência de movimentos faciais aleatórios a cada prova de vida realizada. Após a realização do procedimento, o token associado ao PIN não poderá mais ser reutilizado. Em caso de necessidade de nova prova de vida, um novo par PIN/token deve ser gerado pelo sistema.
Experimente agora
Aproveite que o Biovalid está liberado, sem custos, até o dia 20 de julho. Acesse a página do produto na Loja Serpro, experimente e descubra como transpor seus negócios para o mundo virtual com segurança e agilidade.