Notícia
MERCADO
Mapa de Empresas mostra onde estão os empreendimentos no Brasil
Informações atualizadas e precisas são essenciais para o sucesso de qualquer empreitada, especialmente na criação de políticas públicas de fomento ao empreendedorismo. Com o objetivo de propiciar a evolução do ambiente de negócios e a transparência das informações públicas sobre os empreendimentos no país, o Serpro, em parceria com o Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI) da Secretaria de Governo Digital (SGD) e a Receita Federal do Brasil (RFB), desenvolveu o Mapa de Empresas com tecnologia de Data Discovery para visualização de dados sobre as empresas no Brasil.
O Mapa de Empresas está disponível para qualquer pessoa no portal do Governo Digital e é composto por painéis que mostram informações atualizadas, mensalmente, sobre estabelecimentos registrados no país, a quantidade de empresas abertas e fechadas, tempo médio para abertura, localização e atividades desenvolvidas. É uma solução de análise de dados, que contempla tanto matrizes quanto filiais, considerando desde a solicitação de abertura até a extinção do empreendimento.
“Com a solução, é possível ter, rapidamente, uma radiografia do mercado brasileiro, como, por exemplo, saber que temos 18,3 milhões de empresas ativas, sendo que 273 mil foram abertas já em 2020, e que o tempo médio para abertura é de 3 dias e 16h”, revela a chefe da Divisão de Negócios de Soluções de Cadastro do Segmento Empresas do Serpro, Loreane Brandizzi.
Painéis
De acordo com a analista da Divisão de Soluções de Modelos Preditivos Nadia Muniz, o Mapa de Empresas é organizado em dois painéis: Tempo de Abertura de Empresas e Mapa de Empresas. A exploração dos dados nos painéis pode ser feita através de filtros por ano, mês, região, unidade da federação, município, natureza jurídica e atividade econômica. “As ferramentas disponíveis permitem a obtenção de dados de negócio livremente, possibilitando obter insights para a tomada de decisões”, complementa.
Tecnologia
Os dados carregados nos painéis utilizam tecnologias de Big Data, onde grandes volumes de dados são processados e armazenados com eficiência. “O Serpro, utilizando-se dessas tecnologias alimenta, periodicamente, seu Data Lake com ferramentas como Hadoop, HDFS, Hive, Impala, entre outras”, explica o chefe do Departamento de Desenvolvimento de Soluções Analíticas, Luis Gustavo Loyola, citando, ainda, que a solução Data Analytics para o Mapa de Empresas é disponibilizada para usuários através de ferramentas Business Intelligence, como Qlik Sense e Tableau.