Notícias

notícias

Notícia

Modernização

Integra Siafi torna mais fácil a vida dos órgãos públicos federais

Inovação criada pelo Serpro reduz esforço manual e aumenta eficiência do governo em operações orçamentárias e financeiras
Pessoas trabalhando em computadores em um escritório
by Comunicação do Serpro — 29 de june de 2020

Como melhorar a eficiência da máquina pública? Essa é uma questão complexa que envolve múltiplos fatores e perspectivas. Mas todos concordam que uma das respostas ao problema passa pelo uso da tecnologia. Tecnologia para automatizar processos, eliminar o esforço humano em tarefas repetitivas, reduzir falhas e agilizar as respostas à sociedade.

Essas são as inspirações do Integra Siafi, uma solução de inteligência desenvolvida pelo Serpro para uso do governo federal. Lançada há 18 meses, a ferramenta possibilita, aos órgãos públicos, a realização da execução orçamentária e financeira de forma online e automatizada, com consulta e inclusão de documentos no Siafi em tempo real. Sua principal missão é integrar sistemas que antes não conversavam entre si, produzindo, como resultado, simplificação de processos e economia de tempo.

Como funciona

"Diferente da forma anterior, na qual o processo é feito pelo manuseio de dois sistemas simultaneamente ou por meio de rotinas batch, a solução provê de forma online a integração entre o Siafi e os sistemas de gestão dos órgãos. Outras vantagens da ferramenta são: a automatização do processo de contabilização do Siafi; a diminuição do esforço manual de contabilização; e, consequentemente, redução do tempo operacional, dando maior segurança para o cumprimento de prazos. Além de tudo isso, contribui para o cumprimento das normas contábeis do Tribunal de Contas da União (TCU), evitando sanções e minimizando falhas manuais de lançamentos e retrabalho", destaca Vera Lotif, gestora do produto no Serpro.

De acordo com ela, a atual versão do Integra Siafi disponibiliza uma lista completa de funcionalidades relacionadas à consulta e geração de Notas de Empenho, de Crédito, de Dotação e de Lançamento, além de acesso à Lista de Credores.

Comece a usar agora

O Integra Siafi está disponível para os órgãos da Administração Pública Direta Federal, autarquias, fundações e empresas públicas federais e sociedades de economia mista que estiverem contempladas no Orçamento Fiscal ou no Orçamento da Seguridade Social da União. Clique no link e saiba como incorporar esta inovação na sua instituição.

Contato