Notícia
Campus Party
É possível empreender em tempos de pandemia?

As visitas a sites que vendem utensílios domésticos e a sites de produtos para saúde e higiene aumentaram em 33% e em 11%, respectivamente, nos últimos meses, segundo dados do Sebrae. “Além disso, todos os tipos de delivery tiveram uma alta taxa de procura, as pessoas passaram a buscar mais o trabalho remoto. Ou seja, a pandemia de Covid-19 está mudando a nossa forma de pensar e consumir e, obviamente, as empresas e startups que querem entrar no mundo digital têm que levar isso em consideração”, destacou o palestrante do Serpro Diego Ribeiro, na live de hoje da programação da Campus Party Brasil.
A transformação digital, lembrou Diego, é um fenômeno que já ocorre há vários anos e, para ele, é um caminho definitivo trilhado pela sociedade: “Tem gente que, de repente, ainda pode achar que essa transformação, acelerada pelo cenário da pandemia, é algo temporário. Mas não é. Existem várias pesquisas, ligadas ao varejo, à indústria e a outros segmentos do mercado, que mostram que muitas dessas mudanças vieram para ficar. As pessoas e as empresas estão percebendo que a pandemia está aumentando a necessidade de digitalização e que, também, pode gerar redução de custos e novas oportunidades de negócio”, comentou Diego, que é superintendente de Relacionamento com Clientes de Governo Digital, no Serpro.
Como transformar
No bate-papo, também foi ressaltado que muita gente acredita que para fazer transformação digital e empreendedorismo basta usar tecnologia. “Mas de forma alguma é isso. Transformação digital é conseguirmos mudar nossos modelos de negócio, identificar novas oportunidades de valor, para nossa empresa e para nossos usuários e clientes, usando a tecnologia, que é um dos pilares”, enfatizou Diego.
Na live, o campuseiro Manoel Pedro perguntou pelo chat qual eram os principais empecilhos para a digitalização das empresas e o palestrante frisou, novamente, que a questão comportamental é um grande problema. Anteriormente à pergunta, ele havia destacado: "A tecnologia é meio, a revolução em si começa com a gente. Se você quiser fazer transformação digital, é preciso cultivar novos comportamentos em sua empresa ou startup”, comentou. Ele apresentou cinco mudanças de comportamento que podem ajudar e, ainda, nove dicas de um fluxo para transformar os negócios (veja abaixo). "É um roteiro que pode ajudar a identificar oportunidades que talvez ninguém de seu segmento ainda tenha visto, aquelas chances que podem transformar o seu negócio em uma empresa ou startup unicórnio", finalizou Diego, utilizando o termo que identifica empresas criadoras de produtos ou serviços inovadores que mexem com o mercado.
Cinco comportamentos | Nove passos |
|
1. Cadeia de valor 2. Hipóteses 3. Entrevistas exploratórias e identificação de padrões 4. Pesquisa baseada nos padrões identificados 5. Identificação das "dores" e problemas reais do cliente 6. Proposta de valor e “como” a transformação digital ajudará 7. A “nova” jornada do cliente 8. Experimentar o mais rápido possível 9. Primeira versão do plano de negócio |
Perdeu a palestra?
A palestra "Transformação digital e empreendedorismo em tempos de pandemia" foi realizada no palco virtual Work Life da Campus Party Brasil. “Muito boa essa palestra, explicou muito bem”, comentou Yasmin Araújo, no chat da live. Também quer assistir? Clique aqui e confira (segunda palestra do dia).
A Campus Party segue até amanhã, 11 de julho, de modo 100% online e gratuito. O Serpro é um dos patrocinadores do evento que, em 2020, é beneficente em prol dos Médicos sem Fronteiras. Nesta edição, a empresa promove diferentes ações, como uma oferta especial a startups, a atuação nos hackathons, e as palestras. No sábado, acontecem os bate-papos "UX e o Covid: como a pandemia está ensinando as empresas a melhorarem o design da experiência" e "Os impactos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) nos negócios digitais", com profissionais do Serpro.