Notícia
Visão do cliente
“O Datavalid é uma das principais ferramentas antifraude utilizadas pelo Banco Original”

Estamos sempre dizendo que o Datavalid é uma ferramenta antifraude de alta qualidade, segura e eficiente, que reduz custos, que facilita o onboarding... mas é muito mais interessante quando quem explica tudo isso é alguém que usa o serviço. Melhor ainda quando se trata de um cliente tão destacado e inovador quanto o Banco Original.
Operando desde 2016, o Original foi o primeiro banco digital do Brasil. Nasceu na época das Olimpíadas, quando convidou Usain Bolt para estrelar sua campanha de lançamento, conforme noticiado por veículos de comunicação como o Meio & Mensagem. À época, lê-se nessa reportagem, a expectativa era chegar a uma carteira de 2 milhões de pessoas em dez anos. Pois chegaram a 3,5 milhões de contas em apenas dois, ampliando bastante o espectro de atuação.
“Somos um banco digital que atende de pessoas físicas e pequenos empreendedores a grandes empresas. Não oferecemos apenas alguns serviços digitais. Somos um banco digital com uma carteira de produtos e serviços completa”, destaca o entrevistado Jorge Maranho, gerente de Operações (foto).
O Datavalid, desenvolvido pelo Serpro, colaborou nessa jornada de sucesso fornecendo uma das principais ferramentas antifraude da instituição, que garante um bom porcentual de aprovação de contas em apenas alguns minutos, conforme explica Maranho. A parceria deu tão certo que chegou a merecer prêmio de profissionais do setor, devido à inovação do processo automatizado.
Qual a sua relação com o Datavalid, você acompanhou a compra do serviço?
Jorge Maranho Na época da negociação do contrato, eu fazia parte do time do Bruno Godinho, gerente da equipe, que fez todas as intermediações. Eu era responsável pelo processo de abertura de conta, de validação das pessoas, onde foi implementada essa automação, então tenho bastante conhecimento de como foi feito e quais foram os benefícios que tivemos nesse processo.
Que problema o Datavalid resolve para o banco, e de que forma? O que ele facilita?
Jorge Maranho O Datavalid trouxe um grande ganho para nós que foi a validação por meio da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Cerca de 40% de nossos processos são comprovados com a CNH e, dentro desse universo, estamos conseguindo fazer uma aprovação automática usando esse algoritmo. A gente tem também um algoritmo de OCR, que veio antes do Datavalid, e com os dados que a gente tira do OCR, mais a imagem da pessoa que tirou sua foto na abertura da conta, conseguimos fazer uma validação automática, desse documento, com um nível de segurança super aceitável, porque o algoritmo do Serpro confronta a imagem que enviamos com a imagem arquivada com alguém que foi fisicamente a um Detran. Então é parte de nossa estratégia de fraude confiar nesse algoritmo e realmente ele nos trouxe ganhos substanciais. Estou olhando uns números aqui: estamos falando de mais de 50% de clientes com aprovação automática com o uso de Datavalid. E esse número ainda pode aumentar na medida em que evoluímos nosso processo de captura de imagem do documento, a gente ainda tem muito documento que chega ilegível.
Como é o processo de abertura de conta no Original? A pessoa interessada envia uma foto da carteira de habilitação...
Jorge Maranho Sim, e também trabalhamos com uma imagem da pessoa que está abrindo a conta e algumas outras informações que ela nos comunica. As duas imagens são capturadas no aplicativo mobile do Banco Original, entram numa esteira com várias validações automáticas, e, antes de cair na nossa mesa de validação manual, a gente tem um cruzamento de conjunto de informações. Um desses conjuntos vem do Datavalid. O OCR faz a leitura das informações do documento, o aplicativo do banco manda essas informações e a imagem que foi capturada vai para o Datavalid, que me dá como resposta qual é o grau de coincidência entre a face que enviei e a face que está no banco de dados que ele acessa.
Quando não havia Datavalid, como se fazia?
Jorge Maranho Anteriormente, cem por cento de nossos processos caíam na análise manual, no nosso back-office. A gente tem ferramentas e canais que construímos para, com a maior eficiência possível, fazer uma análise manual. Mas era 100% manual. Usávamos outras ferramentas do mercado para conseguir fazer esse cruzamento de segurança. Temos um volume de abertura de contas muito grande. Mesmo com a automação que o Serpro nos proporciona, continuam existindo análises manuais, temos muitas tentativas de ataque, temos um processo de prevenção de fraude que continua sendo bem parrudo, com políticas bem severas, com um excelente time por trás. Temos cerca de 3,5 milhões de contas abertas. Dá para ter, então, uma ideia do número de análises.
Em quanto tempo o Banco Original atingiu essa marca de 3,5 milhões de contas?
Jorge Maranho O Banco Original começou em 2016. Foi o primeiro banco 100% digital do Brasil, lançado nas últimas Olimpíadas, até o Usain Bolt foi escolhido para participar da campanha de lançamento. Não teve necessidade de um turnover para o digital: já nascemos com esse DNA. E, desde o início de 2019, temos também muito foco no varejo e no microempreendedor. Utilizar o Datavalid faz muito sentido nessa nossa estratégia. Criamos produtos como a Conta Pessoa Única, na qual a pessoa tem sua conta de pessoa física e de pessoa jurídica no mesmo aplicativo, mas com uma gestão distinta, dentre muito outros produtos. São realmente muitas ações que o banco faz para facilitar a vida desses empreendedores. A gente atende todo tipo de cliente, de pessoas físicas, a MEI, a grandes empresas. Temos concorrentes que oferecem alguns serviços digitais, como as fintechs, mas nosso diferencial é ser um banco completo. E digital. Nessa última semana, com todos os acontecimentos (da pandemia), para gente virar a chave e conseguir atender as pessoas e fazer nossos times funcionarem não foi difícil, porque o digital está no nosso DNA.
Vocês receberam um prêmio relativo à gestão de identidade. Como o Datavalid colaborou?
Jorge Maranho Exato, temos dois anos seguidos de premiação pelo e-finance. Em 2018 tivemos uma premiação pelos nossos processos em geral, pois conseguimos fazer automações grandiosas mesmo, inclusive por nossa preocupação com a disponibilização de usabilidade para clientes, não só externos, mas também internos, para ter ganhos de produtividade e um maior nível de segurança. E, em 2019, especificamente, pelo processo de aprovação automática. O prêmio foi focado exatamente nesse ponto, então quisemos compartilhar com o Serpro e também com nosso fornecedor de OCR, porque os ganhos com o Datavalid foram significativos, e é uma de nossas principais ferramenta antifraude hoje. A gente até fez campanhas para estimular mais o envio de CNH do que de documentos de identidade, pois no RG temos mais dificuldade de fazer a verificação por conta da falta de padronização. Não posso deixar de mencionar, ainda, dois profissionais do Banco Original que possibilitaram a estrutura para apoiar esse projeto: Andréa de Oliveira, analista de processos e projetos, e Fabio Soares Pereira, nosso especialista de TI - BPM.
Para o potencial cliente, o processo de onboarding fica menos invasivo e rápido, também?
Jorge Maranho Sim. A análise manual, querendo ou não, tem um nível “julgamental” e a gente passou a conseguir fazer o confrontamento do dado informado com o que está numa base do Denatran: a pessoa foi lá tirar o documento, e isso era uma ferramenta que não tínhamos. Tínhamos acesso a birôs, a redes sociais, mas uma informação segura, de um órgão regulador, que tem um processo de compliance, e esse processo de a pessoa ir lá fisicamente tirar a documentação, nos permitiu um salto de segurança antifraude, além de proporcionar economia de custos. Para o cliente a experiência é muito melhor, em questão de segundos ele pode estar aprovado. Quando o processo era somente manual, havia uma fila, tinha de esperar no mínimo algumas horas, às vezes dias. Só que esse cliente que passa pela automação, se ele encaminhar uma imagem da CNH com boas condições de legibilidade, pode ter sua conta aprovada em questão de minutos. Por enquanto trabalhamos com a foto tirada do documento físico. No futuro poderemos trabalhar com o envio da versão digital da CNH, também.
Vocês gostaria de acrescentar algo?
Jorge Maranho Olha, tecnicamente, nesses mais ou menos dois anos em que utilizamos o serviço, o Datavalid tem oferecido muita estabilidade, sem grandes intercorrências sistêmicas. Às vezes, um fornecedor externo no oferece alta disponibilidade e somos pegos de surpresa, porque isso não é mantido. Com o Serpro não ocorreu isso. A alta estabilidade do Datavalid é um ponto positivo que vale a pena acrescentar.
Ebook gratuito
Para conhecer mais sobre o Datavalid, baixe o e-book gratuito. Melhore seus processos de onboarding de clientes com qualificação cadastral e redução de fraudes.