Notícia
Validação de Identidade
Datavalid é ferramenta chave para evitar fraude no onboarding online

A instituição bancária ainda não conhece quem está do lado de lá, e deve ser um cliente interessantíssimo. Mas sabe que também pode ser alguém tentando se passar por outra pessoa. Para evitar que haja fraude no onboarding digital, gestão de identidade é fundamental e o Datavalid é uma das ferramentas mais reconhecidas do mercado.
“Um dos pontos que nos oferece dianteira sobre concorrentes é a fonte de nossa validação: ela é confiável e perene, baseada em checagem nos bancos de dados oficiais. Para clientes de outras soluções, pode não ficar muito claro de onde partiram as informações utilizadas, e isso também pode ser um risco”, explica Ricardo Camurça, chefe da divisão de negócios para empresas do Serpro.
Case premiado
O Datavalid faz parte da solução de onboarding digital do Original, um dos pioneiros na digitalização de bancos. Ano passado, em junho, a instituição foi premiada na 19ª edição do e-finance, que reconheceu o aspecto inovador do banco ao operar a “Validação de identidade com CNH”, obtendo prêmio na categoria Gestão de Identidade. Naquela ocasião, a líder de canais de TI do Banco Original, Gelza Camargo, declarou: “Buscamos prover qualidade nos serviços para que o nosso cliente tenha uma interação sem dúvidas e atingindo seus objetivos. Assim, ele consegue ter toda a experiência de um banco dentro dos nossos canais, sem sentir a necessidade de uma agência física”.
A executiva do Original também destacou a prioridade que o banco dá ao processo de avaliação do cliente, para que ele tenha um sentimento de segurança ao utilizar os serviços. “Quando você faz essa avaliação pela face e dados frente à CNH, é uma forma de absorver a confiança que ele tem na própria CNH, o que traz um diferencial para o nosso processo”.
Como funciona
O Datavalid oferece a possibilidade de validação biométrica e, também, cadastral. Primeiro, o consumidor interessado em abrir uma conta encaminha uma selfie por meio do aplicativo do banco. A verificação ocorre por meio de uma API, integrada com simplicidade ao sistema de TI utilizado pela instituição bancária. O Datavalid retorna, então, um quociente de similaridade, que indica o quanto a foto enviada é similar à imagem de identificação presente nos bancos de dados oficiais.
É o banco que define se aceita, por exemplo, uma taxa de similaridade a partir de 7% ou 80%. E a operação é concluída ou não, com mais segurança e com o mínimo de desconforto para o cliente que solicita uma conta bancária por via online.
Para mais informações sobre o Datavalid, solicite um e-book sobre formas de uso da solução.
Ou acesse diretamente nossa página e contrate o Datavalid.