Notícia
Segurança de dados
Datavalid alcança mais de 21 milhões de validações

O Datavalid, sistema de validação de dados com reconhecimento facial do Serpro, realizou mais de 21 milhões de operações em 2019. Recentemente, o processo de checagem da solução foi aprimorado: ganhou ainda mais precisão e agora possui certificação internacional. Utilizado por mais de 140 empresas em todo o país, o Datavalid permite validar, em tempo real, informações de pessoas físicas (biométricas e cadastrais) e pessoas jurídicas (cadastrais). Atualmente, a média de validações é de 2,6 milhões de consultas mensais.
“Nosso processo de checagem foi aprimorado e hoje temos uma acurácia superior a 99,38%”, explica o gestor do Datavalid no Serpro, Daniel de Queiroga. Com isso, a solução agora possui uma certificação internacional de validação biométrica, o selo NIST.
O NIST, ou "National Institute of Standards and Technology" é uma agência governamental do Departamento de Comércio dos EUA. O objetivo do instituto é incentivar a inovação e a competitividade industriais, promovendo metrologia, padrões e tecnologia para ampliar a segurança econômica e a qualidade de vida.
Segurança e praticidade
Grandes “players” do setor bancário têm utilizado o Datavalid para trazer segurança às suas operações. A própria Federação Brasileira de Bancos (Febraban) contratou a solução. Empresas de transporte, como a Uber e 99, usam a ferramenta para validar selfies de seus motoristas e, com isso, garantir a segurança dos usuários.
"Não só grandes empresas estão usando a tecnologia. Temos também pequenas startups. Nesse momento, vários unicórnios da área financeira estão usando o Datavalid”, explica Queiroga. Isso acontece porque o Datavalid traz segurança para bancos virtuais, que podem operar sem possuir uma grande estrutura física. Contas podem ser criadas com identificação apenas via celular, independente do comparecimento do cliente à qualquer agência.
“Nossa validação biométrica, tanto a facial quanto a digital, permite isso: praticidade e segurança ao mesmo tempo”, garante o gestor do Datavalid.