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Datavalid
No coração do bom onboarding: saiba mais sobre qualificação cadastral de clientes

Daniel Queiroga e Alfredo Baeta são profissionais do Serpro com grande envolvimento no processo de qualificação cadastral de clientes. Ela é a base do serviço Datavalid, ferramenta de sucesso a serviço da qualificação cadastral. Confira neste bate-papo os pontos norteadores dessa tecnologia de segurança.
Em termos simples, o que vem a ser a qualificação cadastral de clientes?
Alfredo: Significa validar um conjunto de informações para saber se são autênticas e de fato relacionadas com o potencial fornecedor, parceiro ou cliente. Por exemplo, uma empresa como a Uber precisa saber se o motorista que está dirigindo certo carro é mesmo aquele que se cadastrou em sua base. Na hora em que alguém solicita uma abertura de conta bancária, a instituição financeira precisa ter segurança de que o cliente “é ele mesmo”, é quem ele diz ser. Um cadastro de clientes qualificado é aquele no qual se pode depositar um alto grau de confiança de que os dados pessoais correspondem mesmo às respectivas pessoas. É um ativo muito valioso.
Quais os principais setores que se beneficiam da qualificação cadastral de clientes?
Daniel: Olha, a gente consegue oferecer um ou mais serviços de validação para qualquer empresa que tenha de trabalhar com cadastro de pessoas; para a qual seja importante, portanto, confiar na qualidade de seu cadastro. E são bons serviços, serviços de ponta. Por exemplo, na área de transportes, que Alfredo já citou, além da Uber, tem as locadoras de veículos. Há o também já citado mercado financeiro, que envolve bancos digitais, seguradoras, fintechs e outras empresas. O varejo, que trabalha bastante com cadastro de crédito, cadastro de fornecedores. Outro segmento que se beneficia muito de nossos serviços é o de telecom, para o qual oferecemos validação do cadastro de clientes para operadoras de telecomunicações. Também a área de segurança e de políticas públicas, na qual podemos oferecer validação para liberar benefícios sociais ao cidadão, que realmente esteja no cadastro, evitando fraudes.
Que tipo de tentativa de fraude é a mais recorrente?
Alfredo: Uma das mais recorrentes é forjar um documento falso utilizando um documento verdadeiro como base, mas trocando a foto. Essa fraude é evitada pelo nosso processo de validação facial.
Daniel: Além da validação facial, existe a validação digital, que se faz pela comparação das impressões digitais. Essa é muito importante para empresas certificadoras, que precisam de um degrau a mais de segurança, porque estão oferecendo uma identidade, também. E esse degrau a mais de segurança pode ser utilizado por empresas de outros segmentos.
Alfredo: E há ainda a validação de documentos, para situações em que o foco é saber se os dados do documento apresentado são correspondentes aos que estão nas bases oficiais.
Quais são os órgãos reguladores que servem de referência quando se trata do assunto prevenção à fraude?
Alfredo: O Datavalid tem seu componente principal certificado pelo National Institute of Standards and Technology (Nist). Esse é um Instituto Nacional de Padrões Tecnológicos vinculado ao Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Mas não é só isso: estamos em desenvolvimento e pesquisa constante para oferecer sempre o que há de mais novo e completo, o que há de vanguarda nessa área.
Como os processos de validação do Datavalid funcionam?
Alfredo: Trata-se de uma API de interface de informações. A área de TI do cliente vai construir uma interface e aplicar o visual que ele considera adequado, para usar o serviço com a gente. É também o cliente que define que dados ele quer validar: nome, endereço, data de nascimento, número de documentos.
Daniel: No caso de validação facial, o cliente recolhe a foto do cliente dele e envia a mesma para o nosso serviço. Fazemos o reconhecimento facial com um batimento da biometria facial recebida (self) com a foto da CNH do cidadão, registrada na base do Renach/Denatran, e devolvemos um percentual e faixa de similaridade. E a gente não diz “é verdadeiro, é falso”, pois nosso serviço é probabilístico e não determinístico. E nem tampouco retornamos o dado. Retornamos sempre a checagem, a verificação, em forma de percentual de similaridade.
Por que escolher o Datavalid em vez de um serviço concorrente?
Daniel: Como o Alfredo detalhou, nosso serviço conta com a certificação do Nist e, além disso, é uma API de fácil integração que faz com que os processos sejam mais práticos.
Alfredo: Toda a documentação está disponível nesta página: apidocs.datavalidp.estaleiro.serpro.gov.br. Em consonância com a certificação, para autenticação utilizamos o padrão OAUTH2, usamos tecnologia REST, padrão reconhecido no mercado; e formato de retorno de dados JSON. E um pós-venda disponível para atender qualquer dúvida, sugestões, a partir de uma equipe técnica de apoio.
Daniel: O Serpro é uma empresa que atua há décadas como guardiã de dados oficiais. Ou seja, temos a oferecer tudo que é necessário para uma ou mais validações que estão no coração de um onboarding de clientes seguro, rápido, pratico e confiável. É só acessar nossa página que a empresa terá acesso a tudo que precisa nessa área.
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