Notícias

notícias

Notícia

Experiência

Confira um relato de quem usa a Consulta Dívida Ativa para aprimorar os negócios

A plataforma de inteligência desenvolvida pelo Serpro, integrada aos sistemas da contratante, permite analisar se um CPF ou CNPJ deve à União
da-portalexterno.jpg
by Comunicação do Serpro — 13 de march de 2020

Na hora de adquirir um bem, seja de uma pessoa física ou jurídica, todo mundo quer saber se está, de fato, fazendo um bom negócio, não é mesmo? Para isso, obter informações confiáveis e atualizadas sobre o produto e o seu vendedor são essenciais. Nesse processo de checagem, uma das consultas mais importantes no país é feita à base da PGFN sobre a Dívida Ativa, que mostra quem são os devedores da União. Para isso, diversos bancos, seguradoras e outras empresas têm adotado a Consulta Dívida Ativa, uma plataforma de inteligência desenvolvida pelo Serpro que é capaz de integrar a solicitação diretamente aos sistemas da contratante.

A Checktudo, por exemplo, é uma das empresas que usa a aplicação para aperfeiçoar as análises de risco sobre pessoas físicas e jurídicas envolvidas em transações comerciais e automotivas. Essas transações serão concretizadas ou não pelos clientes da Checktudo, a depender do resultado da análise. “A plataforma possibilita acesso em tempo real a dados estruturados, aumentando as informações disponíveis aos nossos clientes”, compartilha Yago Almeida, diretor de Marketing e Produtos da Checktudo. Ele acrescenta que esse aumento de informações é um diferencial da Consulta Dívida Ativa, se comparada a outras interfaces disponíveis no mercado. “Podemos acessar processos que não estão mais ativos, o que dá, além de tudo, uma visualização histórica e possibilita uma análise mais profunda”, ilustra Yago.

Entre as informações que estão disponíveis apenas para consultas feitas via aplicação do Serpro estão as situações da dívida, sua natureza (tributária, trabalhista ou previdenciária) e o órgão público que realiza a cobrança. Yago avalia que a Consulta Dívida Ativa tem sido usada para pesquisas completas de empresas e que os clientes da Checktudo, como lojistas e escritórios de advocacia, também passaram a "ganhar" a partir do momento em que a empresa contratou a plataforma. “Antes algumas informações não estavam em nossos relatórios para serem disponibilizadas aos clientes”, aponta.

Gostou do depoimento? Achou o produto interessante? 

Então clique aqui e veja como contratar a Consulta Dívida Ativa para impulsionar os seus negócios.

Confira ainda matéria anterior, publicada no portal do Serpro, sobre a solução.

Contato