Notícia
SERVIÇOS WEB
CGU contrata serviços de “colocation” do Serpro

No dia 30 de dezembro de 2019, o Serpro foi contratado pela Controladoria-Geral da União para prestação de serviços de colocation. Em linhas gerais, a CGU vai contratar a estrutura da estatal para hospedar seus servidores. Além do aluguel do espaço físico e lógico, o acordo de colocation inclui vários outros serviços como controle de acesso, sistema de refrigeração, fornecimento de energia elétrica, monitoração por circuito fechado de TV, detecção e combate a incêndios.
“É uma modalidade de contrato vantajosa para a administração pública, que economiza os altos recursos exigidos para criação e manutenção de um Data Center”, explica o superintendente de Relacionamento com Clientes de Governo Digital do Serpro, Bruno Vilela. Segundo estimativa da Secretaria de Governo Digital, o governo federal ainda possui 133 Data Centers em diferentes órgãos da administração pública.
O que é
Co-location, colocation ou housing é uma modalidade realocação com a utilização de equipamentos de hardware fornecido por parceiros. É utilizada, principalmente, por grandes organizações de serviços web. Uma alternativa que, além de mais barata, traz mais segurança do que outros ambientes, protegendo dados críticos com um elevado nível de confiabilidade.
O contrato com a CGU terá 30 meses e foi firmado através de dispensa de licitação, por notória especialização do Serpro e do seu moderno Data Center. A empresa possui Sala Cofre no Rio de Janeiro e Data Center no Distrito Federal, oferecendo o serviço de colocation para entes das esferas federal, estadual e municipal.