Notícia
Tecnologia
Aplicativo Pessoa Física agora conta com geolocalização
A nova versão do Aplicativo Pessoa Física traz o serviço de geolocalização das unidades da Receita Federal de todo o país para facilitar a vida do cidadão. Desenvolvida pelo Serpro, empresa de TI do Governo Federal, em parceria com a Secretaria Especial da Receita Federal, a nova funcionalidade se integra com as APIs da Google e serviços disponibilizados pela Tabela de Órgãos e Municípios da Receita Federal (TOM) para possibilitar ao usuário navegar no mapa de acordo com sua localização ou parâmetros de busca informados. São quase 500 unidades da Receita Federal, entre Delegacias, Alfândegas, Inspetorias, Centros de Atendimento e Agências em todo o país
O serviço mostra a localização atual do usuário no mapa e todas as unidades da Receita Federal próximas à pessoa, além de permitir também a mudança da localização por meio da escolha de um município ou a partir de um CEP. O mapa posiciona o ponto na coordenada central do município, possibilitando ao usuário executar "zoom", exibindo um cluster com a quantidade de unidades próximas entre si, na medida em que o "zoom" é reduzido. Com o aplicativo, é possível ainda filtrar a busca das unidades de atendimento por categoria ao exibir os dados da unidade da Receita no mapa, traçar rotas ou agendar atendimento para a unidade selecionada.
De acordo com o gerente de departamento da Superintendência de Digitalização da Receita Federal no Serpro, Jamil Jende, o aplicativo Pessoa Física já foi instalado em mais de 5 milhões de dispositivos móveis. “O aplicativo tem evoluído continuamente, sendo contemplado com novas features, agregando cada vez mais valor à solução. A nova funcionalidade de geolocalização das unidades da Receita Federal é uma inovação que traz muitos benefícios para o cidadão, pois rapidamente ele pode localizar uma unidade próxima e buscar atendimento específico na Receita, inclusive podendo ser encaminhado para realizar um agendamento, caso tenha necessidade”.
"O serviço é pioneiro no uso da geolocalização dentre os apps da Receita Federal, facilitando a vida do contribuinte por exibir as unidades da RFB mais próximas de onde se está, abrindo uma porta para serviços mais personalizados. Saber onde o contribuinte está permitirá oferecer serviços direcionados a sua necessidade", ressaltou o gerente do Projeto Mobilidade na Receita Federal, José Carlos Fonseca.
APP Pessoa Física
O aplicativo Pessoa Física está disponível para as plataformas Android e iOS nas lojas Google Play e App Store. Além da geolocalização, o app Pessoa Física oferece aos usuários a possibilidade de consultar a situação do CPF nas bases cadastrais da RFB e da 2º via do CPF. No aplicativo, o contribuinte também pode obter diversas informações sobre o Imposto de Renda, como restituição da declaração, situação de débitos e, ainda, simular o cálculo do IRPF, gerar o DARF para pagamento, preencher e entregar a declaração IRPF.