Notícia
Tecnologia
Portal AntecipaGov facilita o crédito para fornecedores do governo federal
O Ministério da Economia anunciou as primeiras nove empresas credenciadas a fazer operações de crédito a partir do Portal AntecipaGov, solução desenvolvida pelo Serpro e com previsão de lançamento em novembro. O AntecipaGov é um programa que vai permitir a fornecedores do governo utilizarem seus contratos para obtenção de empréstimos e financiamentos nas instituições habilitadas.
Como funciona?
A ideia é simples. As instituições financeiras credenciadas no programa passam a ter acesso a dados de contratos vigentes de fornecedores do governo federal. Essa informação é então usada pelos bancos e fintechs como insumo para oferta de crédito com análise de risco mais detalhada.
No Portal AntecipaGov, os fornecedores poderão solicitar propostas de crédito a várias instituições financeiras simultaneamente, fazendo comparações e estimulando a concorrência até a escolha da melhor opção. As instituições poderão fazer a antecipação de até 70% dos recebíveis previstos em contrato.
"De um lado, o Portal AntecipaGov traz mais segurança para quem empresta o dinheiro; de outro, os fornecedores passam a contar com opções de crédito mais simples e baratas para dar continuidade e até ampliar suas operações", analisa Suelene Costa, gerente de Soluções de Gestão do Serpro.
Importante ressaltar que o governo não será garantidor dos empréstimos. De acordo com o Ministério da Economia, a análise de crédito e o risco de performance são feitas pelas instituições financeiras participantes, que têm a liberdade de operar de acordo com suas políticas.
Privacidade
Suelene Costa esclarece que as informações sobre os contratos de um fornecedor somente serão disponibilizadas com seu devido consentimento e a validação preliminar do órgão para o qual presta o serviço. E apenas as instituições financeiras credenciadas junto ao Ministério da Economia terão acesso a esses dados.
Segundo o Ministério da Economia, atualmente há cerca de R$ 56 bilhões em contratos ativos no governo federal e nos demais entes que utilizam o sistema Comprasnet. Esses são os contratos elegíveis para a realização das operações de antecipação de crédito por meio do Portal AntecipaGov.