Notícia
Negócio
Anoreg assina Acordo de Cooperação Técnica com o Serpro

Diretor do Serpro André de Cesero e o presidente da Anoreg BR, Cláudio Marçal Freire, assinam acordo em Brasília
A assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Associação dos Notariados e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e o Serpro ocorreu, no dia 12 de março, durante o Seminário “A Atuação dos Notários e Registradores no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro”, no auditório da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ). Esse acordo disponibiliza a Plataforma de Inteligência de Negócios (CPF e CNPJ) Serpro, solução que permite fazer consultas às informações do governo com rapidez e segurança.
O evento debateu o cumprimento das normas do Provimento 88/2019 da CNJ, que integra os cartórios no combate à corrupção, lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. O ministro Humberto Martins, corregedor nacional de Justiça, destacou que o Provimento é uma nítida ação do Estado na defesa da transparência, da moralidade e do dinheiro público. “Não tenho dúvidas de que o Estado brasileiro poderá sentir os efeitos positivos dessa regulação. É um marco na política de prevenção à lavagem de dinheiro no nosso país”, declarou Martins.
Segundo o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero, “para satisfazer essa exigência do Provimento para os cartórios, a Anoreg/BR considerou a expertise do Serpro e contratou o serviço. A partir desse serviço, é cumprido o rito de investigação para evitar fraudes”. O diretor também destacou a importância da assinatura do Acordo para o Serpro. “É extremamente gratificante. Aos poucos, o Serpro vai atendendo a todo o ambiente de negócio dos notariados, cartórios e vinculados”. O superintendente de Novos Negócios da empresa, Jacimar Gomes Ferreira, também participou do evento.
De acordo com o chefe de Divisão de Negócios para Empresas Financeiras e Seguros do Serpro, Ricardo Camurça, “além da Plataforma de Inteligência de Negócios, também faz parte do acordo o uso pela Anoreg/BR de toda a infraestrutura do Serpro para realizar a emissão de certificado digital, tendo em vista que a Associação pretende se qualificar como uma Autoridade Certificadora de Segundo Nível vinculada ao Serpro, podendo emitir certificação e habilitar suas entidades associadas, Anoregs regionais, a serem Autoridades de Registro”.