Notícia
Tecnologia
Serpro compartilha experiências no Agile Trends Gov 2019

O Serpro foi o patrocinador oficial do Agile Trends Gov 2019, realizado em Brasília entre os dias 20 e 23 de agosto. O evento, além de abordar os casos de sucesso com metodologias ágeis, abriu espaço para as ações de transformação digital do governo federal. A empresa compartilhou experiências e conhecimentos com o público sobre a adoção da metodologia ágil no desenvolvimento de importantes soluções para o país.
O superintendente de Digitalização de Governo do Serpro, Diego Ribeiro, falou sobre a gestão por propósito e por valores para prover as melhores condições de desenvolvimento de equipes que atuam com metodologias ágeis. Inovações utilizando essa metodologia que estão modernizando o Estado para atender melhor ao cidadão foram apresentadas pelo chefe da divisão do Centro de Excelência em Análise de Dados e Inteligencia Artificial do Serpro, Ronaldo Agra. Por sua vez, o chefe da divisão de Engenharia e Arquitetura de Serviços de Nuvem, Joaquim Oliveira, abordou a importância da comunicação para equipes ágeis mostrando um projeto em blockchain para a Receita Federal.
O evento contou também com a participação do secretário Nacional de Governo Digital, Luís Felipe Monteiro, e do diretor do Departamento de Experiência do Usuário de Serviços Públicos, Joelson Vellozo Júnior, ambos do Ministério da Economia, que apresentaram as inovações focadas no atendimento ao cidadão por meio da integração e digitalização de serviços públicos, como a plataforma Gov.Br, desenvolvido pelo Serpro e considerado o maior portal de governo do mundo.
Soluções Ágeis
A partir de 2014, as metodologias ágeis foram implementadas como padrão no Serpro. A mais recente entrega da empresa desenvolvida utilizando a metodologia ágil foi a plataforma Gov.br, lançada em 22 de agosto último. O Gov.br vai reunir 3.300 serviços de governo até 2022, permitindo ao cidadão ter acesso a diversos serviços públicos em um ambiente único e digital de forma prática, ágil e integrada. O portal beneficiará mais de 22 milhões de usuários na centralização e simplificação do acesso a vários serviços digitais do governo.
Outras soluções de grande importância para o governo e a sociedade desenvolvidas pelo Serpro, seguindo os princípios ágeis, foram o novo Siafi - Sistema Integrado de Administração Financeira, o Sigepe - Sistema de Gestão de Pessoas, o Siscomex - Sistema Integrado de Comércio Exterior, a API Serpro, o Datavalid, o bConnect - projeto em blockchain para a Receita Federal, entre outros.
Metodologias ágeis
As Metodologias Ágeis são processos e métodos de trabalho que visam a buscar alternativas para o desenvolvimento de software alinhado com o respeito aos indivíduos, com foco no software em funcionamento, de forma colaborativa com o cliente e flexível na resposta a mudanças. Esses princípios foram definidos no Manifesto Ágil.
O Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software é uma declaração de valores e princípios essenciais para o desenvolvimento de software. Ele foi criado em fevereiro de 2001, quando 17 profissionais, que já praticavam métodos ágeis como XP, DSDM, SCRUM, FDD, se reuniram nas montanhas nevadas do estado norte-americano de Utah. Acesse aqui o documento.