Notícia
Tecnologia
Serpro participa das discussões para a melhoria do sistema prisional brasileiro

Diretor André de Cesero participa do Consej em Manaus
O Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (Consej) se reuniu, na última segunda-feira, 10 de junho, em Manaus, para discutir melhorias no sistema prisional brasileiro. O Serpro participou do encontro que possibilitou aos secretários de estado de administração penitenciária a troca de informações para a construção de estratégias voltadas à promoção de políticas púbicas penitenciárias em todo o país.
O Serpro será o responsável por consolidar, em uma base única, todos os dados dos sistemas penitenciários utilizados nos 26 estados e no Distrito Federal. "O nosso compromisso é que, até a primeira quinzena de julho, tenhamos a fotografia inicial de todos os dados do complexo penitenciário do Brasil. Estamos fazendo o levantamento dos dados, independentemente dos sistemas adotados nos estados, para trazer todas as informações a uma base única nacional", afirmou o diretor de Relacionamento com Clientes do Serpro, André de Cesero.
O diretor destacou que, em fevereiro de 2017, o Serpro desenvolveu, para o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ), o Sistema de Informações do Departamento Penitenciário Nacional (Sisdepen). Alguns estados já utilizam esta ferramenta web, que tem o objetivo de mapear o sistema penitenciário brasileiro, bem como centralizar e padronizar as informações sobre toda a população carcerária. O Depen é o responsável pelo fomento de políticas penitenciárias, especialmente por meio da celebração de contratos de repasse, convênios e doações às unidades federativas.
"O Sisdepen está passando por melhorias. E o Serpro está dedicando todo o esforço, seguindo a orientação do governo federal, para o aperfeiçoamento da construção de uma política pública prisional mais eficiente e eficaz. Estamos atuando de uma forma propositiva, mostrando as alternativas e soluções de tecnologia da empresa para que consolidemos um sistema único nacional, a fim de que todos os estados possam se organizar nessa esfera," considerou André de Cesero.
As reuniões do Consej ocorrem a cada três meses e promovem o diálogo entre os entes federativos, sendo uma importante iniciativa para as melhorias nos serviços penitenciários. A próxima reunião do Conselho será no início de agosto, no Rio de Janeiro, e o Serpro também estará presente. O encontro de Manaus contou com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e do presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Wellington Araújo.